Modal ferroviario

Páginas: 2 (462 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
O que é o modal ferroviário.
O modal ferroviário é realizado por trens ,composto por vagões, que por sua vez são puxados por locomotivas, para este transporte são utilizados os trilhos .O modalferroviário é conhecidos como o transporte de pessoas ou produtos, materiais efetuados através de vias férreas (estradas de ferro ,trilhos) em vagões fechados, plataforma e etc.
O modal ferroviárioconsiste em transporte de carga por ferrovias, operação feita por trens que é constituído de vagões e locomotivas, tudo que for movido a trilhos é um transporte modal ferroviário. Ele é um modal queapresenta um baixo custo operacional e pequeno consumo de combustível em relação ao transporte rodoviário.
Como surgiu o modal ferroviário
O surgimento do transporte ferroviário esteve estritamenteligado à Revolução Industrial (século XVIII e XIX), sendo este um dos principais inventos daquela época, juntamente com a máquina de tear movida a vapor.

O meio de transporte emergiu na Europa, maisprecisamente, na Inglaterra, no século XIX. Por volta do ano de 1850, nas proximidades de Londres, as locomotivas atingiam até 70 km/h, uma velocidade alta para aquele momento histórico.

Aslocomotivas eram movidas a vapor, o qual é gerado a partir da queima de carvão. Após o surgimento deste inovador meio de transporte, rapidamente sua tecnologia se espalhou para outros lugares do mundo.

Hojeem dia, o transporte ferroviário é encontrado em todos os continentes do globo. Diante do arsenal tecnológico do mundo atual, o mesmo também não ficou para trás: existem trens modernos que atingem umavelocidade de até 250 km/h, como os TGVs,


Ferroviário vs Rodoviário
No caso do transporte de carga, ele é ideal para a comercialização em território em escala nacional. O sistema modalferroviário ele tem uma redução marginalmente decrescente dos custos, quanto maior a distanciar percorrida por uma carga, maior será a redução dos custos. Você não pode, por exemplo, pensar em uma ferrovia...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O modal ferroviário
  • Modal ferroviário
  • Modal ferroviário
  • Modal ferroviário
  • Modal ferroviario
  • Modal ferroviário
  • Modal ferroviário
  • modal ferroviario

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!