Politica social

Páginas: 5 (1132 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
Democracia na Atualidade
Embora estejam notavelmente disseminadas no mundo de hoje e seja difícil encontrar argumentos doutrinários contrários a elas que mereçam consenso, em muitas áreas do mundo as idéias democráticas não são postas em prática pelos sistemas políticos.
As democracias populares constituíram um caso à parte. Nos países em que houve tomada do poder por organizações deesquerda, sobretudo de caráter comunista, implantaram-se sistemas de dominação política e militar que, embora se proclamassem democráticas, impediam o livre exercício dos direitos e das liberdades fundamentais. Nesses sistemas políticos, afirmava-se que a organização democrática parlamentar não constituía uma tradução adequada das idéias democráticas, já que só serviriam para legitimar o exercício dopoder por influentes grupos de pressão, sobretudo de tipo econômico. Para os sistemas que foram dominantes nesses países, a organização democrática parlamentar seria uma democracia formal, sem conteúdo, oposta à democracia real, que eles representariam.
Texto crítico sobre a Democracia na atualidade
No trabalho que realizei a questão que suscita mais “problemas” é a questão do voto.
Na minhaopinião, a minha geração dápouco interesse à política do país. E não sabe o que significa exercer o direito de voto. Esquecem-se ou ignoram totalmente que votar é não só um direito constitucionalmentegarantido, assim como um dever cívico de todo o cidadão com capacidade para tal.
Os jovens perguntam-se “votar porquê?”. A resposta é simples, porque chegou finalmente o momentode intervirmos nos assuntosque nos dizem respeito, direta ou indiretamente, e que têm grande impacto na nossa vida, em todos os domínios, sejam eles na educação, na saúde, noambiente, na cultura, na segurança, etc. Votando temos uma palavra na forma como o nosso futuro se vai desenrolar, abrindo novas perspetivas e opções.
Porque nascemos numestado democrático onde os cidadãos exercem o poder político através do sufrágiouniversal (voto), igual e direto.
O que acontece frequentemente é que aqueles que não votam são osprimeiros a criticar os atos dos nossos governantes, o que não tem lógica. Pois, quem não participa ativamente no Estado de Direito, não tem que se queixar.
Verifica-se cadavez mais uma descrença generalizada nas instituições democráticas, nos órgãos de poder do nosso Estado Democrático. O país emgeral está descrente, muito à custa da crise, oscidadãos já não acreditam numa melhoria para o país.
A palavra Democracia tem vindo a cair no esquecimento, pois os portugueses já não acreditam que votar valha a pena.
Éimportantíssimo para o desenvolvimento do país, para o renascer das cinzas que todos votem, que todos participem ativamente e que contribuam com as suas opiniões.
Democracia noBrasil
Afirma o parágrafo único do Art. 1o da constituição brasileira de 1988: "Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos, ou diretamente, nos termos desta Constituição." No entanto, o que se pode afirmar de rigorosamente verdadeiro é que no decorrer da fase republicana e apesar de duas ditaduras -- a do Estado Novo (1937-1945) e a oriunda do movimentopolítico-militar de 1964 -- além de várias crises, a democracia brasileira tem evoluído claramente no sentido do aperfeiçoamento.
As constituições brasileiras sofreram influências diversas. A primeira, outorgada por D. Pedro I em 1824, era parlamentarista e bastante moldada pelo regime inglês. Transferia, porém, ao imperador, titular do poder moderador, algumas das atribuições que no Reino Unido cabiam àCâmara dos Lordes, como a capacidade de retardar a promulgação de leis por duas sessões legislativas, quando se recusasse a sancioná-las. Quanto aos direitos políticos, a constituição imperial consagrava o princípio da renda mínima anual: cem mil-réis para participação nas assembléias paroquiais, 200 mil-réis nas províncias, 400 mil-réis na Câmara, 800 mil-réis no Senado e no Conselho de Estado. A...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Política Social e Política do Idoso
  • Politica social
  • Políticas Sociais
  • POLITICA SOCIAL
  • Politicas Sociais
  • politicas sociais
  • Politica social
  • POLITICAS SOCIAIS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!