mobilidade

Páginas: 3 (507 palavras) Publicado: 8 de setembro de 2014


CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS
CURSO TÉCNICO: TRANSPORTES E TRANSITO
DIISCIPLINA: OPERAÇÃO DE TRANSPORTES
MÓDULO: 3°


A história dos ônibus em Belo Horizonteconfunde-se com os tempos da inauguração da capital dos mineiros. Fundada em 12 de outubro de 1897, a cidade teve os bondes como primeiro meio de transporte coletivo, que chegaram em 1901. Os bondes eramtransportes de luxo, e transportavam apenas pessoas com um padrão elevado. Os passageiros tinham que estar bem vestidos e não podiam ser transportados "embrulhos". Apenas em 1905 que o transportedeixou de ser da elite e passou a ser coletivo. O transpote era movido a eletricidade.
Em 1923 começaram a circular os Trólebus (auto-ônibus), fazendo com que Belo Horizonte fosse uma das primeirascidades do país a utilizar esses meios de transporte movido a eletricidade. Eles chegaram a capital para suprir a carência do atendimento de bondes, que percorria poucos bairros. Por causa de uma forteseca, o número de bondes em operação foi reduzido. Em contrapartida, a prefeitura implantou novas linhas de auto-ônibus, com tarifa de 300 réis.
Em 1949, devido o sucateamento dos bondes, aprefeitura começou a investir pouco a pouco nos ônibus. Por este motivo, em 1950, os bondes pararam de circular na Avenida Afonso Pena. E o prefeito da época, Américo Renné Giannetti, assumiu o cargodefendendo a troca do sistema de bondes pelos trólebus. Com isso, apenas 25 bondes continuavam a funcionar na cidade. E em 1963 as linhas de bondes de Belo Horizonte foram extintas.
Os ônibus convencionaisque conhecemos atualmente, movidos à gasolina, teve seu primeiro serviço regular no ano de 1908. Desde então, este só foi ganhando espaço, não só na cidade de Belo Horizonte como em todo o país esubstituindo as linhas de bondes e Trólebus e, consequentemente, este foi só se
modernizando ao longo dos anos.
Já a política tarifária do transporte coletivo urbano é um instrumento de intervenção...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Mobilidade
  • Mobilidade
  • Mobilidade
  • Mobilidade
  • Mobilidade
  • mobilidade
  • mobilidade
  • Mobilidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!