Mito e ciencia

Páginas: 2 (253 palavras) Publicado: 5 de maio de 2013
'E comum confundirmos mito, senso comum e ciência, porem, cada uma dessas palavras teem suas particularidades. O mito 'e um conjunto que simboliza as praticassócias que legitimam um povo e representa a identidade deste, por exemplo o mito de Pandora; O relato mítico revela as concepções que um povo tem de quem eles sao eporque vivem daquele jeito, como também projetavam modelos antropomórficos e divinizados das relações humanas, o que formou um povo machista que entendia que "o homemfoi criado em primeiro lugar e a mulher foi idealizada como castigo" , como se isso fosse inquestionável. Nessa situação, o nosso atual senso comum poderia falar quese trata de uma infantilidade , haja visto que as explicações sao míticas. Assim, quem se encarrega de explicar e representar a realidade, 'e a ciência.
Atransição do feudalismo pro capitalismo acarretou inúmeras mudanças ideológicas , estruturais , econômicas, ente outras. O inchaço urbano nao planejado derivado da RevolucaoIndustrial fez surgir cortiços, miséria, furtos em contraste com a industrialização, que levou ao surgimento do operariado.
Essa nova classe social passou a lutarpor melhores condições de trabalho por meio de greves e sindicatos, e foi nesse contexto que a Ciencia Humana se desenvolveu com o intuito de compreender asociedade para poder intervir.
Entretanto, por nao possuir um objeto determinado e nem método, essa Ciencia se mostrava fragilidade. Desse modo, os pensadores das áreasde Humanas adotaram o método experimental das Ciencias Naturais que mostravam resultados positivos. Contudo, as Humanidades ainda continuam sendo Ciencia.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Mitos da Ciência
  • Ciencia e mito
  • Mito a ciência
  • a neutralidade da ciência é um mito?
  • Mito filosofia e ciência
  • Mito, filosofia e ciência
  • Mito, Filosofia e Ciência: Qual o correto?
  • Ciência mitos e neutralidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!