Milagres da Ciencia

Páginas: 5 (1117 palavras) Publicado: 29 de outubro de 2013
 UTRAMIG – Fundação de Educação para o Trabalho de Minas Gerais
Ciência e seus milagres
Taã Tavares Carvalho
Belo Horizonte 2013
Taã Tavares Carvalho
Ciência eseus milagres
Trabalho apresentado á Disciplina de Aplicativos no curso Técnico em Informática para a Profª. Lilian -1º Etapa Noite
Belo Horizonte 2013
SUMÁRIO


1. O Projeto 2
2. Sonho de Cientistas 3
3. Tecnologia Inédita 4
4. Referências Bibliográfica 6





















1. O Projeto

O Neurocientista brasileiro Miguel Nicolelis planeja fazer umparaplégico se levantar por conta própria, caminhar até o centro do gramado do jogo de abertura da Copa do Mundo em 2014 e dar o primeiro chute do mundial. O cientista garante que a primeira versão mecânica do exoesqueleto estará pronta em setembro deste ano. Entre dezembro de 2013 e janeiro de 2014, segundo ele, serão entregues no Brasil os dois primeiros exemplares para o início de testes com 10 pacientesbrasileiros.
Nicolelis afirma que metade do cronograma já foi cumprido e garante que 100% estará completo em junho de 2014. "Se tudo der certo, às 16h no dia 12 de junho de 2014, vamos mostrar ao mundo que o Brasil  também é o país da ciência e tecnologia e capaz de fazer um grande gol da história da humanidade. Queremos ter um brasileiro paraplégico com lesão medular e fazer com que esse jovempossa se levantar e dar o chute inaugural da Copa do Mundo", afirmou Nicolelis.
O neurocientista é co-Diretor do Centro de Neuroengenharia da Universidade de Duke, nos Estados Unidos, e já se dedica à pesquisa há mais de 20 anos. Ele explica que o que fará o paciente paraplégico ser capaz de andar é uma "veste robótica", um exoesqueleto que está sendo construído na Europa. 
"Temos cientistas domundo todo para que essa colaboração dê certo e todos já sentem a mesma emoção.  Um estádio com 70 mil pessoas que verão ao vivo, isso é algo muito poderoso", salientou.
Nicolélis define o projeto "Walk Again" (Andar de Novo, em inglês) como uma "ousadia científica". O experimento é um consórcio internacional que reúne centenas de cientistas em todo o mundo.



2. Sonho de Cientistas

Eleexplica que a ideia surgiu com a possibilidade de demonstrar ser viável fazer uma ligação direta do cérebro a artefatos robóticos, numa interface cérebro-máquina, capaz de realizar comportamentos motores coordenados. "Tudo o que nosso cérebro faz é produzido por tempestades elétricas, o cérebro cria um programa motor e elétrico e manda para a medula espinal para permitir que o membro se mexa".
Apartir daí, foi desenvolvido um sistema que fosse capaz de ler os estímulos e traduzir em sinais para uma linguagem digital. A meta era que essa ideia pudesse ser aplicada na restituição de movimentos de um paciente que tenha sofrido lesões medulares e estivesse paralisado.

"Começamos a mostrar que essa ideia não era apenas uma fantasia abstrata de cientistas. Seria possível ler a intenção, odesejo motor desses pacientes usando técnicas computacionais e de engenharia de microeletrônica e decodificar as intenções motoras de pacientes com uma veste robótica", detalhou.
Os primeiros experimentos foram realizados com macacos que aprenderam a jogar videogames através de uma interface cérebro-máquina sem precisar mover o corpo, apenas com a força do pensamento. "Fizemos uma conexão diretaentre o cérebro do animal e o braço robótico. Ele imagina os movimentos e a interface codifica os estímulos elétrico-cerebrais. O braço robótico foi assimilado pela nossa macaca, a Aurora".
A partir daí, foi possível identificar a ideia de que um paciente paralítico poderia imaginar o movimento e os sinais produzidos no cérebro poderiam controlar robôs e vestes robóticas.

Há 10 anos os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Milagres
  • Milagres
  • Milagres
  • Milagres
  • Milagres
  • Milagres eucaristicos
  • MILAGRES DE JESUS
  • corso em milagres

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!