Milton Fridman

Páginas: 9 (2173 palavras) Publicado: 29 de outubro de 2013
1. INTRODUÇÃO 

Segundo a história e a lenda, Roma teria sido fundada em 753 a.C, e localizada na região do Lácio, na parte central da penínsulana Itálica considerada como uma Abrangida por sete colinas, cujo os nomes são, Palatino, Capitólio, Aventino, Quirinal, Viminal, Esquilino e Célio, as margens do rio Tibre, próximo ao mar.


2 - MILTON FRIEDMAN 
2.1 CONTEXTO HISTÓRICO 
Oeconomista começa a participar dos trabalhos acadêmicos sobre economia em um momento onde o Keynesianismo é a corrente mais aceita e estudada por todos. Tendo até por isso Milton Friedman sendo considerado ultrapassado por defender ideias de livre mercado mesmo após o sucesso de Keynes em ressuscitar a economia americana nos tempos da Grande Depressão. 
Desde a Depressão até meados da década 70, suateoria foi como sendo a mais aceita, deixando o liberalismo quase deixado de lado. Predominou por quase toda Guerra Fria no ocidente, ficando conhecida como a Era de Ouro do Capitalismo. Após várias crises no capitalismo (inflação, a instabilidade da taxa de câmbio e os desequilíbrios do balanço de pagamentos, e mais tarde pela deflação e desemprego em massa em escala internacional) que levaram àmilitarização da Alemanha após o Primeira Guerra e a formação da URSS, em julho de 1944 há o acordo de Bretton Woods, que reuniu 44 nações, nele a posição americana vence sobre a da Grã-Bretanha, ficando estipulado o padrão-ouro, pelo qual os dólares americanos equivaliam a uma certa quantia x de ouro. Dessa forma o dólar se torna a nova moeda mundial, qualquer um, em qualquer lugar poderia trocardólares por ouro depositado nos EUA. Dentre os vários países estava também presente a URSS que depois de alguns anos se retirou do acordo. 
Talvez nós conseguíssemos alcançar aqui em Bretton Woods algo bem mais significativo do que consta nesta ata final. Demonstramos que 44 nações podem trabalhar juntas numa tarefa construtiva, em amizade e em concórdia inalterável. Poucos acreditavam que isso fossepossível. Se nós podemos continuar uma tareefa bem mais vasta da que começamos com esta tarefa limitada, há esperanças para o mundo.(...) Aprendemos a trabalhar juntos. Se nós podemos continuar assim, se desvanecerá este pesadelo [guerra mundial], no qual todos os que aqui estão presentes empregaram a parte mais importante de nossas vidas. A fraternidade entre os homens será então algo mais do queuma frase. 
HARROD, R.F. La vida de John Maynard Keynes. México: F.C.E, 1993 
No acordo ficou pré-estabelecido também que a economia não deveria mais correr livremente, ditando assim uma intervenção cada vez maior do Estado como regulador da economia. A partir daí volta se objetivos para o crescimento, equidade e o pleno emprego. 
Após alguns acontecimentos, como a Guerra do Vietnã, levou osEUA a uma política de emissão de dólares sem lastro, gerando inflação e saldos negativos na corrente. Além disso as massas operárias sindicalizadas pressionavam cada vez mais seus chefes por aumento salariais e melhores condições de trabalho. A OPEP formada por Arábia Saudita, Irã, Iraque, Kuwait e outros produtores de petróleo formada em 1960 tomou em 1973 a decisão de aumentar o preço do barrildo petróleo, que acabou indo de US$ 2,70 para US$ 11,20 em menos de um ano. Especialistas especulam que teria sido a guerra do Yom Kipur, quando os EUA prestaram apoio militar a Israel contra os países árabes. Esse evento ficou conhecido como o primeiro choque do petróleo, ele acabou pressionando ainda mais a espiral inflacionária e colocando em cheque as o modelo Keynesianista adotado pela maioriados países dos países capitalista. 

O esgotamento do modelo fordista, com índices de produtividades não tão altos quanto antes, e a revolução técnico-científica que levou à ascensão do modelo Toyotista de produção, com novas propostas no campo trabalhista, e consequentemente uma produção mais flexível também foram aspectos importantes para o fim do modelo de Keynes. 
Economistas que não...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Milton
  • Milton santos
  • Kay Milton
  • MILTON SANTOS
  • Milton Santos
  • Milton Santos
  • Milton Santos
  • Milton Santos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!