migrantes

Páginas: 9 (2218 palavras) Publicado: 14 de novembro de 2014
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E
TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA.
CÂMPUS JARAGUÁ DO SUL
CURSO TÉCNICO EM QUÍMICA (MODALIDADE: INTEGRADO)







GRAU DE FORMAÇÃO DOS MIGRANTES QUE VIERAM
PARA JARAGUÁ DO SUL








Jaraguá do Sul, novembro de 2013.






GRAU DE FORMAÇÃO DOS MIGRANTES QUE VIERAM PARA JARAGUÁ DO SUL
















Jaraguá do Sul,novembro de 2013.


RESUMO






















SUMÁRIO





















INTRODUÇÃO
Jaraguá do Sul é um município situado no estado de Santa Catarina com 143.123 mil habitantes, sendo 68.330 naturais e 74.793 não naturais de acordo com o Censo de 2010. No município há diversas empresas, de ramos bem distintos, essas empresas de pequeno, médio egrande porte vem se tornando um atrativo para os migrantes, que vem para o município em busca de uma vida melhor.



















1. MIGRAÇÃO
Migração, o ato de se deslocar para outro lugar, pode-se dizer a troca de município, estado, região ou país. São chamados de migrantes aqueles que se deslocam permanentemente ou temporariamente para outro lugar que não seja o lugaronde reside. A migração ocorre por diversos motivos, sendo os principais deles a pobreza extrema, desemprego, qualidade de vida, educação, religiosidade, economia e política.

(fonte)
A migração interna corresponde ao deslocamento de pessoas dentro de um mesmo território. Tal deslocamento não provoca modificações no número total de habitantes de um país, porém altera o das regiões envolvidasnesse processo. Já a migração externa é aquela que o individuo deixa seu país e vai em direção a outro, ocorre pelos mesmos motivos já citados a cima, mas há também outros motivos excepcionais como, por exemplo, conflitos causados por problemas sociais e econômicos que danificam tal região ou população. Por sua vez pode ser classificada com intracontinental¹ e intercontinental².
Ao mesmo tempoà migração pendular que ocorre durante um dia, onde o individuo se desloca pra estudar e/ou trabalhar. Há também o sazonal que se descreve em o individuo se deslocar para outro município durante um tempo especifico, isso ocorre geralmente em épocas de colheitas e temporadas praianas.
A migração definitiva é aquela em que o individuo rompe qualquer ligação com o município ou região de origem, já oa migração temporária é aquela que os migrantes não pretendem se estabelecer definitivamente no município.
Esses movimentos se diferem em diversos aspectos, pois não possui um tempo de duração e nem um lugar especifico. Entende- se também que há as migrações forçadas e voluntárias, e que são classificadas como legais e clandestinas.

No Brasil um dos fatores que exercem maior influência nosfluxos migratórios é o de ordem econômica, o modelo de produção capitalista abre espaço para a instalação de indústrias forçando moradores a saírem de suas casas a busca de empregos para suprir suas necessidades básicas (CERQUEIRA, 2009).

2. MIGRAÇÕES NO BRASIL
A migração está presente em todos os lugares do território brasileiro, representavam 40% da população em 2007, segundo dados daPesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), realizada no mesmo ano, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com o Censo demográfico de 2010, entre 1995/2000, movimentaram-se 30,6 migrantes para cada mil habitantes, e no período de 2005/2010, observaram-se 26,3 migrantes para cada mil habitantes.

OS IMIGRANTES NO BRASIL
O Brasil ao longo de sua história tem sidoum país com mais entrada de migrantes do que saída, ou seja, com mais imigrantes do que emigrantes. O número de imigrantes internacionais passou de 143 mil entre 1995 e 2000 para 268 mil entre 2005 e 2010. Segundo o Ministério da Justiça, de 2010 até abril de 2012, o número de imigrantes em regularidade teve um aumento de 60%, passou de 960 mil para 1,54 milhão. Entretanto esses números não...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Eu migrante
  • MIGRANTE
  • Migrantes
  • migrantes japa
  • EXPLORAÇÕES E MIGRANTES
  • Brasil Migrante
  • Toxicologia-Migrantes
  • Relato de um Migrante

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!