Migrantes

Páginas: 2 (440 palavras) Publicado: 23 de julho de 2015
Universidade do Estado do Rio de Janeiro














Resenha critica sobre o documentário: “Migrantes”






























O documentário aborda a saída do nordestino de sua terra eos motivos que os obrigam a fazerem parte desta realidade de exploração; a estadia desses nordestinos em terras paulistas, as péssimas condições de trabalho, seu sentimento de deslocamento eisolamento; e também a volta para a família.
No ínicio do filme é mostrado cenas de cidades do Nordeste. É transmitida para toda a cidade a voz de um locutor de rádio e através dessa locução introduz-se otema principal do documentário. Enquanto é transmitido a voz do locutor denuncia a falta de emprego (um dos fatores que impulsionam a migração).
A primeira entrevista se passa na casa de seu Luiz,que diante das câmeras fala de sua situação social e vê-se no seguinte impasse: migrar, arriscando sorte em terras paulistas, ou manter-se nas circunstâncias de vida na qual se encontra. A situação deexposição à morte, a exploração de uma terra desconhecida, a saudade da família, enfim a própria transumância é vista por esses nordestinos como um destino certo, uma peregrinação dolorosa, um caminhoque os homens da região precisam percorrer, apesar de ser nítido, nos discursos destes, o desejo contrário a isso.
No decorrer do filme é relatado o momento em que se explora a condição da mulherdentro do processo, não só a dificuldade de inserção no mercado como também o sofrimento causado pelo distanciamento e desmembramento do círculo familiar. É notório no discurso de uma dasentrevistadas como a mulher ao acompanhar o marido (na viagem Nordeste - São Paulo) não encontra um lugar no qual ela possa contribuir com a renda da família, pois os salários são irrisórios, não compensando asua saída do ambiente doméstico. O isolacionismo em que estes nordestinos são expostos é bem abordado no momento em que uma mulher mostra sua boneca, objeto simbólico pela qual esta supre a ausência...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • migrantes
  • Eu migrante
  • MIGRANTE
  • migrantes japa
  • EXPLORAÇÕES E MIGRANTES
  • Brasil Migrante
  • Toxicologia-Migrantes
  • Relato de um Migrante

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!