migrantes

Páginas: 2 (473 palavras) Publicado: 21 de outubro de 2013
Analisar o documentário Migrantes, película de Produção acadêmica.

O documentário mostra a saga dos “migrantes”, trabalhadores temporários, os reflexos sociais nas cidades origem das “levas deboias frias”. Mostra também os dramas pessoais e familiares, narrativas de tragédias promovidas pela degradação das relações trabalhistas, com homens trabalhando à exaustão de suas forças.
O realismoe originalidade das cenas traduz a forma capitalista de produção extensiva, ao estilo das “plantations” coloniais. A diferença histórica é o patamar tecnológico e o suporte legal das relaçõestrabalhistas aplicadas, hoje, aos meios de produção. O cumprimento mínimo das exigências legais da CLT atrelado à máxima jornada física do trabalhador expõe o paradoxo da crueldade institucionalizada vividopelo trabalhador brasileiro, escravo moderno na divisão do trabalho.
Quanto às entrevistas, o que nos impressionou, foi a naturalidade que a população do Nordeste brasileiro aceita e convive comaquele quadro social. A pujança dos empreendimentos econômicos do Centro-Sul, no caso a cana de açúcar, citadas como eldorado em algumas falas, de trabalhadores pouco ou nada qualificados, medem o valor,para eles, daquele trabalho temporário em relação às condições de pobreza em que vivem no Nordeste.
A exploração, a formação da cadeia da mão de obra, o barracão moderno (venda de produtos deprimeira necessidade dentro do ônibus), salários in natura, a consecução do objeto de desejo, da meta pessoal, da aventura coletiva, transforma o personagem “Dom Quixote” na ida para o Centro-Sul,defendendo a família, a honra de trabalhador, em Sancho Pança, na volta, submisso ao ideal desvairado do capitalismo, convicto do cumprimento da missão, ansioso em receber “louros” na volta ao torrão.

OAçúcar (Ferreira Gullar)
O branco açúcar que adoçará meu café
Nesta manhã de Ipanema
Não foi produzido por mim
Nem surgiu dentro do açucareiro por milagre.
Mas este açúcar
Não foi feito por...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • migrantes
  • Eu migrante
  • MIGRANTE
  • Migrantes
  • migrantes japa
  • EXPLORAÇÕES E MIGRANTES
  • Brasil Migrante
  • Toxicologia-Migrantes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!