Mielomeningocele

Páginas: 6 (1311 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO....................................................................................................... 04
2 REFERENCIAL TEÓRICO.................................................................................... 05
2.1 CONCEITO.......................................................................................................... 05
2.2 ASPECTOSGENÉTICOS................................................................................... 05
2.3 ASPECTOS FISIOPATOLÓGICOS.................................................................... 05
2.4 ASPECTOS EPIDEMIOLÓGICOS...................................................................... 06
2.5 ASPECTOS CLÍNICOS....................................................................................... 06
2.6TRATAMENTOS................................................................................................. 07
3 CONCLUSÃO........................................................................................................ 09












1 INTRODUÇÃO
A mielomeningocele é caracterizada por uma profusão cística, que contém a medula espinhal e meninges, causada por falha nofechamento do tubo neural, durante a quarta semana de gestação, ela ocorre em, aproximadamente de 0,01 a 10 cada a 1000 nascidos vivos e é considerada como a segunda causa de deficiência motora infantil. A causa da mielomeningocele é desconhecida, mas os fatores genéticos e ambientais têm papel significante.
A mielomeningocele afeta os sistemas: nervoso, musculoesquelético e geniturinário. A gravidadee o grau de inabilidade dependem do local em que ocorreu a lesão medular. Ela pode ocorrer em qualquer região da medula, mas 75% são de localização lombo-sacral.
O objetivo desse trabalho é estudar a mielomeningocele quanto os aspectos: genéticos, fisiopatológicos, epidemiológicos, clínicos, tratamentos (fisioterapêuticos).
Este trabalho tem como método de pesquisa livros, revistas e arquivosdigitais com finalidade de findar os nossos conhecimentos sobre os assuntos abordados.











2 REFERENCIAL TEÓRICO
2.1 CONCEITO
A mielomeningocele é um defeito congênito em que a espinha dorsal e o canal espinhal não se fecham antes do nascimento, dificultando a função primordial de proteção da medula espinhal, que é o "tronco" de ligação entre o cérebro e os nervos periféricosdo corpo humano. Todas as crianças com mielomeningocele, por causa da lesão congênita dos nervos e da medula, apresentam alterações da força muscular em membros inferiores, podendo haver, ainda, algum comprometimento da musculatura do abdomen e da coluna. A doença é um tipo de espinha bífida.
2.2 ASPECTOS GENÉTICOS
Inserida no contexto das malformações congênitas do sistema nervoso central, amielomeningocele é considerada como a segunda causa de deficiência motora infantil. Suas causas não são totalmente conhecidas, mas alguns fatores genéticos e ambientais possuem papel significativo. Entre os fatores ambientais estão: diabetes, e excesso de peso materno, deficiência de zinco, ingestão de álcool durante os fatores socioeconômicos, alimentos contaminados com inseticidas, fármacosanticonvulsivantes, agentes anestésicos, entre outros. No entanto acredita-se que geneticamente a deficiência de ácido fólico seja o mais importante fator para o desenvolvimento de defeitos do tubo neural, por atuar na síntese de DNA e, portanto, é essencial para a rápida divisão celular que ocorre durante o desenvolvimento fetal precoce.
2.3 ASPECTOS FISIOPATOLÓGICOS
O sistema nervoso se desenvolvea partir de uma parte do ectoderma embrionário chamado placa neural. Durante a gestação, a placa neural desenvolve dobras que começam a fechar-se, formando o tubo neural. Este se diferencia em sistema nervoso central, que é composto do cérebro e do tecido da medula espinhal. No embrião normal, o fechamento do tubo neural começa na região cervical e continua cranial e caudalmente. O fechamento...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Mielomeningocele
  • mielomeningocele
  • mielomeningocele
  • MIELOMENINGOCELE
  • mielomeningocele
  • Mielomeningocele
  • Mielomeningocele
  • O que é Mielomeningocele?

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!