MICROCREDITO:SUA IMPORTANCIA PARA O MICRO PEQUENO EMPREENDEDOR.

Páginas: 17 (4074 palavras) Publicado: 20 de julho de 2015

MICROCRÉDITO: SUA IMPORTÂNCIA PARA MICRO E PEQUENO EMPREENDEDOR.

JocimaraKill
Diana Claudia Freire
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Ciências Contábeis (CTB 0280) – Prática do Modulo I
30/06/2015

RESUMO

O objetivo do presente artigo é demonstrar a importância do microcrédito como um instrumento financeiro, caracterizado por empréstimos de valores pequenos paraempreendedores de baixa renda. Possibilita ainda a apresentação da transformação de serviços de tal organização criando de certa forma um elo entre a mesma, logo se torna claro que os interesses das organizações em geral, não é apenas o lucro real mais sim o bem geral de toda uma sociedade. O microcrédito tem nascido de iniciativas de organizações do governo, que criaram seus produtos com acesso ao creditoprodutivo e orientado da população mais carentes. Assim o microcrédito torna-se um instrumento importante no combate à pobreza e melhoria de vida da população gerando renda e emprego para a sociedade.

Palavras-Chaves: Microcrédito; Instrumento Financeiro; Pequenos Empreendedores.

1. INTRODUÇAO

As ONGs (Organizações Não Governamentais) introduziram metodologias de micro-finanças no Brasil. Aprimeira surgiu na década de 70 em Bangladesh e a maioria das ONGs de microcrédito brasileiras, teve inicio 20 anos depois, após estabilização da economia.

O microcrédito é recente na economia brasileira, tendo nascido graças a iniciativa da ONGs, que criaram seus produtos como uma alternativa de acesso ao credito produtivo das camadas mais carentes da população, desse modo o microcréditotornou-se um instrumento com um potencial de grande importância de políticas sócias. O mesmo tem por objetivo atende as necessidades de forma profunda, onde proporcionam para quem são destinadas, as vantagens em relação aos créditos convencionais, auxiliando cada vez mais o conhecimento em relação ao atendimento dos clientes, Conhecendo as suas necessidades e aprimorar os serviços em busca dequalidade e satisfação total a respeito da sociedade.
O microcrédito no Brasil possui um programa especifico que deve ser seguida por instituição de créditos que repassam pequenos empréstimos destinados a geração de empregos e renda. As empresas de microcrédito têm mostrado de grande ajuda, ofertando crédito acessíveis para cobrir as deficiências sociais, e promovendo um choque de capitalismo,permitindo as pessoas que não tem capital, tenha a possibilidade de ter acesso a capital produtivo, conduzindo-as ao caminho da porta de saída estrutural da pobreza (NERI et al., 2008).

Entretanto, apesar de sua importância e do elevado nível de pobreza do Brasil, as atividades de microcrédito se encontram num estágio muito inferior ao de seu potencial, cujos demandantesgiram em torno de 35 milhões de clientes 1 e com dificuldades de massificação (BACEN, 2010).

Neste cenário, acredita-se que o Estado deve intervir na regulamentação, criando incentivos adequados visando à dilatação do segmento que se encontra e não conseguiu desenvolver o seu negocio, multiplicando o número de agentes e facilitando às camadas mais pobres da sociedade brasileira o acesso aocapital produtivo.

O microcrédito cresce cada vez mais e atinge um grau considerado satisfatório, e colabora com a fonte de renda do nosso país, considerados elementos-chave, que deverão modificar seu modo de pensar e agir.

Diante da realidade do microcrédito no país, este artigo tem por finalidade relatar seus principais objetivo e fazer uma revisão sobre o tema,relatando suas funções para facilitar o atendimento a geração de renda a sociedade. Do exposto e com finalidade de alcançar esse objetivo o artigo foi dividido em tópicos importantes além dessa introdução, temos o desenvolvimento de alguns tópicos a seguir.

2.DESENVOLVIMENTO

2.1 MICROCREDITO

Ao longo do desenvolvimento do trabalho por meio de estudos e pesquisas nota-se a importância do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A importancia da contabilidade para o micro e pequeno empreendedor
  • MICRO E PEQUENO EMPREENDEDOR NO BRASIL
  • A importância do empreendedor e o seu papel como micro e pequeno empresário na economia brasileira
  • A importância da contabilidade para as micro e empresas de pequeno porte
  • Pequeno empreendedor
  • EMPREENDEDORISMO E SOBREVIVÊNCIA: características da personalidade dos micro e pequenos empreendedores varejistas...
  • Micro empreendedor
  • Micro empreendedor

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!