1 atigo violencia domestica

Páginas: 12 (2853 palavras) Publicado: 20 de julho de 2015
Depressão em mulheres vitima de violência doméstica
Wilton Batista Cabral
Universidade federal do amazonas (UFAM) pós-graduação em clinica institucional
Rua 10 conjunto vila municipal nº 146 bairro Adrianópolis. Fone 88043176



Resumo: violência doméstica passou a ser um dos grandes problemas enfrentado por mulheres que são violentadas fisicamente ou de qualquer outra forma em suas casas, ondeessa violência traz sofrimentos psicológicos, físico e social significativo que perduram por muito tempo, contribuindo assim para o desenvolvimento prejudicial em todo contexto familiar, pois as crianças e os demais componentes dessa família também sofrem, essas mulheres apresentam com o passar do tempo um comportamento depressivo, onde percebe-se também uma significativa baixa auto-estima, porémesse processo de baixa auto-estima não fica claro se é em decorrência a violência domestica, sofrida por estas mulheres, ou a violência domestica sofrida por elas é em decorrência de sua baixa auto-estima, ou seja um modo de ser no mundo.



Palavra-chave:violência doméstica, sofrimento, baixa auto-estima, depressão.



















INTRODUÇÃO


A violência domestica contra mulher é umaquestão de saúde pública que pode ser tratada de maneira adequada se a estrutura dos centros de atendimento estivesse preparada para atender às vítimas, percebendo assim significativas mudanças de comportamento nessas mulheres como depressão em decorrência aos maus tratos e opressão em suas próprias casas. A falta de um diagnóstico preciso traz sérias conseqüências não só às mulheres agredidas, comotambém para o sistema de saúde.
As mulheres são as que correm maiores riscos de sofrer violência em ambientes domésticos e familiares e, segundo as estimativas da Organização Mundial de Saúde (OMS), uma em cada quatro mulheres é vítima de abusos sexuais cometidos por seu parceiro ao longo da vida. Violência entre casais inclui atos de agressão física, assédio psicológico, atos sexuais forçados ediversos tipos de comportamento, como isolar uma pessoa de sua família e amigos ou restringir seu acesso a informação ou ajuda.
Faz se relevante a pesquisa acerca desse assunto, pois, atualmente entre 10 e 69 por cento das mulheres admitem já ter sofrido algum tipo de violência física por parte de seu parceiro masculino em algum momento de sua vida e a maioria das vítimas sofre estes abusosdurante um período longo de tempo. Este sofrimento que nos parece bastante significativo, onde essas mulheres desenvolvem a baixa auto-estima e é observado um comportamento depressivo, daí então a necessidade de desenvolver um conhecimento mais claro acerca da depressão em mulheres vitimas de violência domestica com a premissa de proporcionarmos uma melhor qualidade de vida a essas mulheres permitindoassim que estas possam se ver no mundo de uma forma mais eficaz e com uma melhor qualidade de vida.
A violência doméstica
Diversos são os problemas decorrentes desse tipo de violência, como taquicardia, depressão, insônia, pressão alta, palpitação e até as DSTs que são sintomas comuns apresentados por mulheres vítimas da violência doméstica, porém que dificilmente são atrelados pelos médicosdos pronto socorros a esse motivo. Se os prontuários médicos adotassem o quesito “violência de gênero”, seria mais fácil diagnosticar o cerne da questão. Sendo assim a maioria das vítimas ainda não se sente à vontade para explicar o real motivo de suas queixas, e por isso perambulam de um hospital para o outro.
Doenças sexualmente transmissíveis, doenças pélvicas inflamatórias, gravidezindesejada, aborto espontâneo, dores de cabeça, doenças gastrointestinais, hipertensão e outras doenças crônicas, além de comportamentos danosos à saúde, como fazer sexo inseguro, abusar de drogas e do álcool têm uma incidência bastante alta nas pessoas que vivem em situação de violência doméstica. Surgem ainda transtornos psíquicos como depressão, ansiedade e suicídio (Heise in Cadernos de Saúde Pública,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • violencia doméstica
  • Violencia Domestica
  • Violencia domestica
  • Violencia domestica
  • Violência doméstica
  • Violencia domestica
  • Violencia domestica
  • Violência Doméstica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!