MICROALGAS

Páginas: 6 (1389 palavras) Publicado: 23 de março de 2015
INTRODUÇÃO
(em andamento)
Com a crise do petróleo e a necessidade de fontes alternativas de energia, os biocombustíveis surgem como uma opção que se ajusta ao desenvolvimento sustentável. O biodiesel é um exemplo de biocombustível oriundo de fontes renováveis e seu uso está associado à diminuição da emissão de particulados tóxicos. Para a sua obtenção, frequentemente são empregados óleoscomo de soja, dendê e mamona, ou ainda oriundo de frituras , no entanto, pesquisas já evidenciaram as potencialidades de microalgas na produção de biocombustível.
O biodiesel apresenta várias vantagens quanto à produção e utilização. Estas vantagens poderão ser ampliadas, pelo aproveitamento da grande biodiversidade que o país apresenta, pois as muitas espécies capazes de produzir biodieselcrescem bem nos diversos territórios do nosso solo agrícola. E graças a essa diversificação a produção de biodiesel pode continuar. Como matérias-primas para a produção de biodiesel, vêm sendo empregadas espécies vegetais; porém, como as microalgas já demonstraram potencialidades para a produção de biodiesel, e várias vantagens em relação aos vegetais superiores, deveriam ser consideradas comopossíveis fontes de matéria-prima.
Este trabalho tem por objetivo fazer uma análise crítica do uso de microalgas para produção de biodiesel, bem como a viabilidade do processo, considerando as vantagens e desvantagens do seu uso, também, sugestões de estudos e tecnologias a serem desenvolvidos. A viabilidade financeira ainda é discutida, assim o estímulo à produção por meio do financiamento ecomercialização do subproduto advindo da biomassa são práticas necessárias para que o biodiesel de microalgas seja atrativo economicamente.
Para incrementar a introdução: (No cenário mundial, o meio ambiente configura-se como uma das preocupações da atualidade. A necessidade de fontes alternativas de energia e de práticas ecologicamente corretas, por exemplo, são consequências da crise do petróleoe do agravamento dos desastres ambientais, assim os biocombustíveis surgem como uma opção que se ajusta ao desenvolvimento sustentável. Produzidos a partir de fontes de energia renováveis de forma a contribuir para a redução da emissão de gases nocivos ao ambiente, os biocombustíveis mais comumente utilizados são o biodiesel e bioetanol. )
CRITÉRIOS PARA ANÁLISE DA SELEÇÃO DE MATÉRIAS-PRIMAS PARAA PRODUÇÃO DE BIODIESEL
Estes critérios estão baseados em aspectos relevantes como: grande teor de óleo por área e por período de cultivo; a cultura deve apresentar um balanço energético favorável; o preço da maté-ria-prima deve ser compatível com a necessidade de fornecer biodiesel com preços equivalentes ao diesel; o subproduto de extração do óleo deve ser aproveitado, sempre quepossível, na alimentação humana ou animal; a cultura oleaginosa deve ser parte da rotação de culturas regionais; o biodiesel produzido deve atender as especificações dos motores.
INFORMAÇÕES GERAIS
A obtenção de biodiesel é feita por meio de diversos vegetais tais como soja, dendê e mamona, além de outras possibilidades de oleaginosas como milho, girassol, algodão, amendoim e ainda resíduos gordurososcomo, por exemplo, óleo usado em frituras. No entanto, Mata et al (2009) e Pequeno et al(2012) abordam as potencialidades de microalgas para a produção de biodiesel por se tratar de uma prática socioeconômica muito promissora.
Conforme Mata et al (2009), microalgas são organismos fotossintéticos procariontes (cianobactérias) ou eucariontes (algas verdes) que crescem rapidamente e vivem não apenas emambientes aquáticos, mas também terrestres, representando uma grande variedade de espécies. Esses microorganismos produzem corantes, ácidos graxos, polissacarídeos e vitaminas que são de grande interesse para indústrias farmacêuticas, alimentícia, têxtil, entre outras, além da possibilidade de serem utilizados para a produção de biodiesel. Em suma, as microalgas afiguram-se como uma excelente...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Microalgas
  • microalgas
  • Microalgas
  • Microalgas
  • microalgas
  • Microalgas para combustivel
  • Biocombustível (Microalgas)
  • Microalgas Transgênicas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!