microalgas

Páginas: 6 (1308 palavras) Publicado: 8 de junho de 2014
UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ
CENTRO DE CIÊNCIAS AGRARIAS E BIOLOGICAS-CCAB
FUNDAMENTOS DE FICOLOGIA E MICOLOGIA
PROF.: ELNATHAN BEZERRA SOUZA





ANÁLISES MORFOLÓGICAS DE ALGUMAS ESPÉCIES DE MICROALGAS, CIANOBACTÉRIAS, FUNGOS E LIQUENS NA ÁREA DE FLORESTA ATLÂNTICA DO SÍTIO DE SÃO LUIZ EM UBAJARA – CE.





DAYANE CRISTINE
INARA BANDEIRA
MARCELA PAIVA BEZERRASOBRAL,2014



ANÁLISES MORFOLÓGICAS DE ALGUMAS ESPÉCIES DE MICROALGAS, CIANOBACTÉRIAS, FUNGOS E LIQUENS NA ÁREA DE FLORESTA ATLÂNTICA DO SÍTIO DE SÃO LUIZ EM UBAJARA – CE.
DAYANE CRISTINE LIMA TABOSA1, INARA DA COSTA BANDEIRA1, MARCELA PAIVA BEZERRA1 e ELNATAN BEZERRA DE SOUZA2.
RESUMO
O Sitio São Luiz em Ubajara-Ce,Brasil, foi apresentado um ambiente seco, porem de baixa temperatura,sendo um local de grande vegetação, foi feito o levantamento taxonômico das espécies de microalgas no mês de outubro de 2013, onde foram coletadas 9 amostras e identificados 9 espécies, sendo 2 da divisão Ascomycota, 1 divisão Basidiomycota, 2 Bacillariophyta, 3 Zignemaphyceae e 1 Chorophyceae, as coletas foram realizadas em todo o percurso apresentando por sua vez alta freqüência durante o estudo,sendo consideradas como espécies características das comunidades, no mês de outubro de 2013.


PALAVRAS-CHAVE: microalgas, fungos e liquens.

INDRODUÇÃO
As microalgas são organismos unicelulares de crescimento rápido que realizam fotossíntese, consumindo CO2 e produzindo lípidos de forma mais eficiente que as plantas terrestres. Algumas microalgas podem ser cultivadas para uso de seupróprio conteúdo, como óleos, pigmentos e alguns carboidratos.
Os fungos são fundamentais para a ecologia do planeta, atuando lado a lado com as bactérias no processo de reciclagem de matéria, podendo ser parasita de animais ou plantas ou viver de matérias em decomposição. Os liquens constituem em uma simbiose de um organismo formado por um fungo e uma cianobactéria.
Cianobactéria são organismosprocariontes, tendo estrutura celular que corresponde a uma célula de uma bactéria, onde depende do seu ambiente podendo ocorrer de forma unicelular.

MATERIAL E METÓDOS
As amostras que foram coletadas de cianobacterias, fungos e liquens, localizado no Sitio São Luiz na cidade de Ubajara-Ce (figura1), em outubro de 2013. Caracterizado por possui uma baixa temperatura sendo uma Floresta Atlântica.No decorrer do percurso foram observadas grandes variedades de plantas e espécies arbóreas entre 15 a 20m de altura, a vegetação da caantiga é predominante, mas possui também outros tipos de vegetações sendo elas;Floresta subperinifolia tropical pluvionebular e cerrado. O “local de realização das coletas possui 905m de altitude, situado na latitude sul e de 3°47’54” e longitude oeste de40°54’9’.

Figura1.

As cianobacterias e microalgas foram coletadas na Bica do Mirante (Figura2), os liquens e fungos foram coletados durante todo o percurso.
Devido ao clima seco algumas amostras foram parcialmente prejudicadas por conta da dificuldade em serem encontradas. Sendo encontradas algumas espécies do fungos e liquens, que foi retirado com o auxilio de um estilete e melhor identificados com aajuda de uma lupa (Figura3) e colocado em sacos de papel, os matérias retirados da Bica do Mirante (cianobacterias e microalgas) foram colocadas em um recipiente de vidro (Figura 4) juntamente com a solução de transeau.
O material herborizado ou preservado em meio liquido foi levado para o laboratório de Biologia Animal da Universidade Estadual Vale do Acaraú, para serem estudados com a ajuda domicroscópio óptico 400X (Figura 5) para as microalgas e cianobacterias e o estereoscópico para os líquen e fungos.

Figura2.

Figura3.

Figura4.

Figura5.
RESULTADOS
Foram identificados 9 espécies sendo 2 da divisão Ascomycota, 1 divisão Basidiomycota, 2 Bacillariophyta, 3 Zignemaphyceae e 1 Chorophyceae.
Táxons identificados:
MICROALGAS,
EUNOTIALES
EUNOTIACEAE
Eunotiace...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Microalgas
  • MICROALGAS
  • microalgas
  • Microalgas
  • Microalgas
  • Microalgas para combustivel
  • Biocombustível (Microalgas)
  • Microalgas Transgênicas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!