Microalgas

Páginas: 5 (1133 palavras) Publicado: 4 de novembro de 2014
AS MICROALGAS COMO FONTE DE ENERGIA

As algas compreendem vários grupos de seres vivos aquáticos e autotróficos, ou seja, que produzem a energia necessária ao seu metabolismo através da fotossíntese. Podendo ser divididas em dois grandes grupos: microalgas e macroalgas. As macroalgas marinhas são mais populares por serem maiores e visíveis a olho nu. Já as microalgas se referem a microrganismosunicelulares algais que têm o corpo formado por um talo, isto é, desprovido de raiz, caule e folhas, e possuem clorofilas e/ou outros pigmentos fotossintéticos.
Esses micro-organismos algais são a forma mais primitiva das plantas unicelulares, e foram responsáveis pelo fato que o mundo agora dispõe de oxigênio. Eles podem ser encontrados em meio marinho, água doce e no solo e produzem cerca de60% da biomassa primária na terra.
As microalgas alimentam-se com dióxido do carbono, e com utilização da luz solar transformam o carbono em açúcares e posteriormente em gorduras. No processo liberam oxigênio, igual a todas as outras plantas, mas de forma mais eficiente.
O interesse no estudo de microrganismos fotossintéticos, como as microalgas, tem crescido nos últimos anos, pelaimportância destes nas diversas cadeias alimentares e pela possibilidade da aplicação comercial de diversas substâncias sintetizadas por estes microrganismos, como, por exemplo, em indústrias alimentar, química, cosmética e farmacêutica, e em áreas como na nutrição humana e animal.
Além da abrangente aplicação comercial citada, podem-se obter diferentes tipos de biocombustíveis. Estes incluem o metano,hidrogênio, bioetanol, ou biodiesel derivado do óleo extraído da biomassa.
As microalgas também podem gerar energia elétrica com eficiência. Este processo se dá através da queima da biomassa desses micro-organismos, para cada tonelada de biomassa queimada 8,12 MWh são gerados. Essa seria uma alternativa sustentável para aumentar a oferta de energia elétrica no Brasil, pois a queima da biomassaalgal não libera mais CO2 do que foi consumida na produção, por isso se trata de uma energia de “emissão zero”.
METODOLOGIA
Diante da necessidade de aumentar a oferta de energia elétrica do país, a biomassa de microalgas revela grande potencial para produção de eletricidade.
Este trabalho descreve um possível processo produtivo de microalgas para geração de energia elétrica.
O processoprodutivo foi desenvolvido de modo a reduzir ao mínimo os custos e maximizar a produção.















RESULTADOS
A geração de eletricidade através da queima da biomassa algal no Brasil seria uma alternativa sustentável para aumentar a oferta de energia do país e resolver os gargalos de infraestrutura que dificultam a entrada de investimentos privados impedindo o crescimento daeconomia.
Com o intuito de maximizar a produção dessa fonte de energia foi desenvolvido um projeto do processo produtivo de modo a se realizar em conjunto com a produção de etanol de uma usina de cana-de-açúcar que usa o bagaço da cana para a geração de energia elétrica como subproduto. O fluxo do processo de produção elaborado pode ser visualizado na Figura 01.
Figura 01: Fluxo do processoprodutivo de microalgas
Fonte: Mulder (2010)

Os custos de produção de microalgas para a geração de bioeletricidade são reduzidos quando o processo é feito em conjunto com a produção de uma usina de cana-de-açúcar, pois todo CO2 emitido pelo processo de fermentação do etanol é absorvido pelas algas. Para cada 1.000 litros produzidos de álcool são emitidos 800 kg de CO2 que é suficiente paraproduzir 470 kg de biomassa algal, esta quantidade queimada gera cerca de 3,82 MWh.
Além de todo CO2 necessário para a produção de microalgas, também se tem custo zero com a água utilizada no processo, pois pode ser utilizada a água do sistema de lavagem da cana.
Como já mencionado, a produção de algas necessita de luz para a realização da fotossíntese. Nesse processo produtivo seria...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Microalgas
  • MICROALGAS
  • microalgas
  • Microalgas
  • microalgas
  • Microalgas para combustivel
  • Biocombustível (Microalgas)
  • Microalgas Transgênicas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!