mg 11986712

509 palavras 3 páginas
Hegel

Nasceu em Stuttgart em 27 de Agosto de 1770, e faleceu em 14 de Novembro de 1831 de cólera em Berlim em função de uma epidemia de cólera na época, filho de Georg-Ludwig e de Maria-Magdalena, Georg Wilhelm Friedrich Hegel cursou o ginásio em sua cidade natal no qual se formou em 1788. Hegel foi um dos criadores do idealismo alemão, foi um importante percursor da filosofia Continental e do Marxismo.
Hegel desenvolveu uma estrutura filosófica abrangente do Idealismo Absoluto a fim de referir, a relação entre mente e natureza, sujeito e objeto do conhecimento, psicologia, Estado, história, arte, religião e filosofia. Particularmente, ele desenvolveu o conceito de que a mente manifesta-se em um conjunto de contradições e oposições que, ultimamente, integram-se e se unem, sem eliminar qualquer dos polos ou reduzir um ao outro. Exemplos de tais contradições incluem aqueles entre natureza e liberdade e entre imanência e transcendência.
Era fascinado pelas obras de Spinoza, Kant e Rousseau, assim como pela Revolução Francesa. Muitos consideram que Hegel representa o ápice do idealismo alemão do século XIX, que teve impacto profundo no materialismo histórico de Karl Marx.

Hegel propõe um grande sistema filosófico em que o mundo, como Espírito, se encontraria em um processo histórico contínuo de racionalidade e perfeição cada vez maiores. A teleologia proposta por Hegel será explicitada tanto na análise da totalidade do universo, quanto nos diversos processos e desenvolvimentos que o constituem, através do método dialético, em que as tendências contrárias (tese e antítese) se entrechocam resultando em uma síntese, por definição mais perfeita e completa que as anteriores. Hegel tem como mérito a criação de uma nova tendência na filosofia: a de abordar os diversos assuntos a partir da investigação de sua gênese ao longo da história. Em seu sistema filosófico, Hegel aborda o mundo físico, os animais e a humanidade de uma

Relacionados

  • mg 11986712
    841 palavras | 4 páginas