Direcionamentos para realizaçãode atividades pedagogicas

516 palavras 3 páginas
DIRECIONAMENTOS PARA A REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES PRÁTICAS DAS DISCIPLINAS DA 3ª SÉRIE – CURSO DE PEDAGOGIA / UEMS – ANO LETIVO: 2012

Esse texto tem o propósito de delinear as atividades que serão desenvolvidas nas práticas como componente curricular das disciplinas da 3ª série do curso de Pedagogia para o ano letivo de 2012. Abaixo destacamos tais atividades:
Verificar quais os materiais didático-pedagógicos disponíveis no estabelecimento de ensino, específicos para o ensino-aprendizado nas diferentes disciplinas.
Como se dá o desenvolvimento da(s) aula(s) que será observada? Qual a metodologia/procedimentos que o professor utiliza para ensinar, se há a interdisciplinaridade dos conteúdos de ensino? Se não apontar no relatório
Quais foram as principais dificuldade apresentadas pelos alunos (as)?
Quais foram as dificuldades encontradas pelo professor (a) ao ensinar? (Frente ao conteúdo, aos alunos, à metodologia utilizada, entre outros.)
Quantos alunos (as) haviam em cada sala observada?
Como é o espaço físico da sala de aula? Como estão dispostas as carteiras e a mesa do professor (a)? Há materiais na sala de aula que auxiliam a aprendizagem?
Como é a interação professor (a)-aluno (a) e aluno(a)-aluno(a)?
Como é tratada pela escola a questão da indisciplina?
Observar como é a participação da comunidade escolar na organização do trabalho pedagógico e gestão da escola, considerando concepções de organização e gestão, segundo Libâneo (2003):
A formação permanente ou continuada refere-se às ações de formação durante a jornada de trabalho, no intuito de promover o desenvolvimento profissional dos professores. Como a escola vem tratando essa questão, tanto no que se refere às reuniões de estudo na própria instituição, como a ações fora da jornada de trabalho, como cursos, palestras...
Como a escola (Direção e Coordenação) lida com a questão de inclusão/ exclusão de pessoas (alunos, funcionários) com necessidades especiais? (citar algumas ações):

A

Relacionados

  • Hiperativos na escola: o papel do professor no desenvolvimento de alunoscom tdah
    7326 palavras | 30 páginas