meus trabalhos

Páginas: 13 (3033 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
FACULDADE ANHANGUERA


CURSO SUPERIOR DE FARMÁCIA



Imunologia


Professor (A): Flávia Claro
ALUNO (A): Rosiléia Moreira Estevao RA. 6816453000 4º Semestre
Marina Serena Almeida da Silva RA:1299391657 4º Semestre
Elinata Souza RA: 5633106537 4 º Semestre
Elenice N.N Nunes RA: 6823465842 3º Semestre
Paula Almeida Oliveira RA:7629720979 3º Semestre

Introdução
O eosinófilo écélula com 8 a 15 µm de diâmetro, com núcleo geralmente bilobado e caracterizado pela presença de grânulos intracitoplasmáticos com alta afinidade por eosina. Esses grânulos contêm peroxidase eosinofílica, proteínas catiônicas e proteína eosinofílica básica maior (MBP).A MBP constitui a maior proporção dos grânulos proteicos e lesa diversos parasitas assim como células do epitélio respiratório. Oeosinófilo perfaz cerca de 3% das células da medula óssea de indivíduos normais e varia de 50 a 500/µl no sangue periférico. A contagem periférica apresenta variação diurna em humanos, com valores mais baixos pela manhã e mais altos à tarde, conforme diminui o nível de estrógenos no decorrer do dia.
O eosinófilo é originado a partir de células precursoras hematopoéticas da medula óssea CD34positivas, após estímulo de citocinas, tais como: interleucina-3 (IL3), IL5 e fator estimulador de crescimento granulocítico-macrofágico (GM-CSF). Estas citocinas são fatores imunorreguladores solúveis liberados por linfócitos T da medula óssea após estímulo apropriado, mas podem também ser liberadas por linfócitos CD4+ e CD8+ do sangue periférico assim como por tecidos inflamados.
Os eosinófilos sãoconsiderados células predominantemente teciduais, pois os órgãos-alvo para a sua localização são aqueles do trato gastrintestinal, pulmões e pele. Uma vez adentrados os tecidos, os eosinófilos não mais retornam à circulação. O número de eosinófilos nos tecidos pode permanecer elevado mesmo quando baixo no sangue periférico.
A meia vida do eosinófilo na circulação é de 18 horas e tal período pode serestendido em condições anômalas devido à ação de citocinas ativadoras de eosinófilos. Uma vez ativado, o eosinófilo adquire características morfológicas, fenotípicas e funcionais distintas da célula quiescente. Dentre as modificações que sofre estão: diminuição da densidade, aumento das funções citotóxicas dependentes de anticorpos; aumento da meia-vida, que passa de algumas horas para dias;aumento da síntese de mediadores, como leucotriene (LCT4); aumento da produção de citocinas, IL3, IL4, IL5, IL 10, IL13, GM-CSF e IFNγ, com efeitos de natureza autócrina e parácrina, e que têm ação reguladora sobre os linfócitos T-auxiliar (Th2) presentes no sítio de inflamação; aumento das propriedades de adesão ao endotélio vascular e aumento da capacidade de migração para os tecidos. A presença demais de dois lobos nucleares no eosinófilo sugere sua ativação celular.
Assim, a ativação do eosinófilo é um fenômeno dinâmico e contínuo no curso do qual a célula sofre de maneira simultânea ou sequencial uma série de modificações para sair do estado de célula circulante e infiltrar tecidos. Com a ativação, o eosinófilo se torna célula multifuncional complexa, pois tanto atua na inflamação comfunções citotóxicas ligadas à sua capacidade de liberar mediadores inflamatórios proteicos e lipídicos, como tem ação regulatória da resposta inflamatória tissular por meio da secreção de citocinas e interação direta entre as moléculas de membrana com outros tipos celulares, em especial de imunidade.
Reconhece-se que o eosinófilo tem função benéfica, efetora ao destruir parasitas e intermediarreação inflamatória na asma e na alergia, mas nefasta ao liberar enzimas catiônicas ou mediadores pró-inflamatórios em consequência à ativação. Com efeito, a função precisa desta célula na inflamação alérgica e na asma permanece controversa. Entretanto, não é um único tipo de célula o responsável pelos aspectos da imunopatologia da inflamação na asma, estando também implicados, além do eosinófilo,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • TRABALHO DE TRABALHO
  • Trabalho de Trabalho
  • trabalho para trabalho
  • trabalho de trabalho
  • Trabalho é trabalho
  • Trabalhos de trabalhos
  • TRABALHOS E MAIS TRABALHOS
  • Trabalho Trabalho

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!