Quimica

Páginas: 7 (1670 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
INTRODUÇÃO
Termo quilombo vem de ochilomba, provem de um dialeto bantu e significa acampamento de nômada.
Em seu significa original o quilombo se referia a um lugar de repouso utilizado por populações nômades, no Brasil a palavra tomou uma nova dimensão, chamava-se uma comunidade de escravos fugitivos.
Temos como objetivo deste trabalho:
- Compreender os processos geográficos e históricosna formação dos quilombos .
- Perceber a importância da preservação cultural desses territórios étnicos como símbolo de resistência.
No presente abordamos subtemas como a historia de quilombos, sua cultura, Religião, Costumes, comunidades quilombolas atualmente. E por fim conclusão e referencias bibliográficas
(As comunidades quilombolas são povos com grandes riquezas culturais, que surgiramde homens e mulheres refugiados que tinham resistência emtrabalhar como escravos. O território da Comunidade Quilombola é uma concretização das conquistas da comunidade afro descendente no Brasil, fruto das várias e heróicas resistências ao modelo escravagista eopressor instaurado no Brasil colônia e do reconhecimento dessa injustiça histórica......) acho que nao necessidade esse é o meu acharHISTÓRIA DOS QUILOMBOS
Quilombolas é designação comum aos escravos refugiados em quilombos ou descendentes de escravos negros cujos antepassados no período da escravidão fugiram dos engenho de cana-de-açuca fazendas e pequenas propiedades onde executavam diversos trabalhos braçais para formar pequenos vilarejos chamados de quilombos.
No período de escravidão no Brasil,os negros queconseguiam fugir e se refugiavam com outros com igual situação em locais bem escondidos e fortificados no meio das matas. Estes locais eram conhecidos como quilombos. Nestas comunidades, eles viviam de acordo com sua cultura africana, plantando e produzindo em comunidade. Na época colonial, os quilombolas costumavam pegar alimentos às escondidas das plantações e dos engenhos existentes em regiões próximase essa situação incomodava os habitantes.Esta situação fez com que os quilombolas fossem combatidos tanto pelos holandeses quanto pelo governo de Pernambuco.Os quilombos representaram uma das formas de resistência e combate à escravidão. Rejeitando a cruel forma de vida,buscavam a liberdade e uma vida com dignidade, resgatando a cultura e a forma de viver que deixaram na África e contribuindo paraa formação da cultura afro-brasileira.
CULTURA
A cultura da África reflete a sua antiga história e é tão diversificada como foi o seu ambiente natural ao longo dos milênios. África é o território terrestre habitado há mais tempo. A Cultura é o conjunto de manifestações artísticas, sociais, linguísticas e comportamentais de um povo ou civilização.
Desde os tempos da escravidão, a culturaquilombola vem sendo desprezada pela população em geral, sendo seus integrantes vistos como perigosos, marginais e parias. No entanto, os habitantes dos quilombos possuem hábitos e costumes frutos de uma cultura rica e belaDesde as técnicas de artesanato em barro e em palha até as danças e rituais sociais e religiosos, eles têm muito a mostrar. E isso tudo acaba sofrendo discriminação da sociedade,acostumada a vê-los como perigosos e, com isso, segregando-os.

ANDRÉIA
Evangélicas que tem categoria grande na luta contra o racismo
Por volta dos anos 80 surgem pessoas batistas negras que tentam fazer evangelização nesta linha. Organiza-se no Paraná, inclusive, um informativo dos batistas negros. Nas assembléias dos APNs participavam esporadicamente batistas negros.
A Igreja Evangélica quetem um trabalho de negritude razoável é a Metodista. Conseguiram elevar à categoria de MINISTÉRIO o trabalho de luta contra o racismo, surgindo assim oficialmente o MINISTÉRIO DE COMBATE AO RACISMO DA IGREJA METODISTA. Realizam cursos, encontros, seminários, etc. Já realizaram alguns encontros de pastores evangélicos negros metodistas.

Candomblé que era praticada na maioria por escravos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • quimica
  • quimica
  • Quimica
  • QUIMICA
  • qUIMICA
  • quimica
  • quimica
  • quimica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!