Metodos de solu o de problemas

Páginas: 9 (2094 palavras) Publicado: 25 de junho de 2015


ERLAN COSTA GONÇALVES DA CRUZ








NORMALIZAÇÃO










SALVADOR
2015

ERLAN COSTA GONÇALVES DA CRUZ












NORMALIZAÇÃO
Trabalho apresentado à Universidade
Salvador como um dos pré-requisitos
para formação de nota na disciplina
de introdução à engenharia.
Orientador: Olivio Cezar Rodrigues da SilvaSALVADOR
2015
RESUMO

A normalização está presente em diversas áreas do conhecimento e também na indústria, no comércio, nos serviços, e nas produções técnico-científicas como meio de dar maior credibilidade através da qualidade gerada pelas normas técnicas. Além da qualidade, a segurança, a economia e a intercambialidade geradas pelo uso da normalização, seus objetivos e métodos, serão os temas abordadosno artigo a seguir. Ele trará um breve histórico da origem da normalização, remetendo a mais antiga forma de normalização: a palavra falada. Também mostra as consequências da normalização na vida da população ao longo dos anos, as vantagens tanto para produtor como para o consumidor. Ainda aborda 7 tipos de normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas.
Palavras chaves: Normas, ABNT,Terminologia, qualidade


















1. INTRODUÇÃO HISTÓRICA
A linguagem falada e, mais tarde, a escrita, que se desenvolveram para possibilitar a comunicação entre os homens, podem ser consideradas como formas primeiras de normalização. Existem registos, desde a antiguidade, de ações tendentes a definir, unificar e simplificar (ou seja, normalizar) produtos acabados e elementos utilizados na suaprodução, podendo, a título de exemplo, assinalar-se algumas das mais importantes etapas do processo de normalização: - A adoção do “primeiro” padrão de comprimento [distância entre dois nós de uma vara de bambu que, quando soprada, permitia reproduzir uma determinada nota musical (som de frequência específica)], na China, no século XXVII a.C. - A construção de pirâmides com blocos de pedra dedimensões unificadas, no Egito, por volta de 2500 a.C. - A fabricação de tijolos de formato único e ânforas de dimensões e formas unificadas, no Egito, sob o domínio do faraó Thutmosis I (1530 - 1520 a.C.). - A existência de regras escritas para a construção de obras públicas (Códice do templo de Elêusis), na Grécia, no século IV a.C. - A utilização de tijolos e diâmetros de tubos para aquedutosnormalizados, em Roma. - O aparelhamento de navios com mastros, velas, remos e barras do leme, com características unificadas, em Veneza, no século XV. - A adopção do SISTEMA MÉTRICO DECIMAL, em França, através da Lei de 1 de agosto de 1793. - A Introdução do PRINCÍPIO da INTERMUTABILIDADE na indústria de armamento, por Whitney, nos USA, no final do século XVIII.
A elaboração de normas relativas àconstrução de veículos sobre carris, pela Administração Ferroviária, e de segurança em navios, pela Sociedade de Seguros, no século XIX. - O estabelecimento de um sistema de diâmetros e passos normalizados para elementos roscados (rosca inglesa ou rosca Whitworth), por Sir Joseph Whitworth, em 1841, no Reino Unido. No entanto, só com o progresso registado com a Revolução Industrial do século XIX e coma industrialização para a produção em série de automóveis, nos USA, no início do século XX, surgiu a necessidade de estender a Normalização aos níveis industrial e nacional. Adicionalmente, as dificuldades sentidas, no campo da cooperação técnica e militar, pelos Países Aliados, no decurso da Segunda Guerra Mundial, puseram em evidência a necessidade de se caminhar decididamente para aNormalização no plano internacional. A título de exemplo, pode referir-se o facto de a não existência de normalização internacional no domínio dos perfis e passos das roscas ter custado cerca de 1000 milhões de dólares aos Aliados [3]. Neste enquadramento, entre as principais ações desenvolvidas em prol da Atividade Normativa merecem destaque: - A criação da VDE (Associação dos Eletrotécnicos Alemães),...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Problema E Solu O Econ Mica
  • problemas de metodos
  • Solu Es De Problemas Halliday V4
  • O PROBLEMA DO MÉTODO NAS CIENCIAS HUMANAS
  • Metodos para resolução de problemas matemáticos
  • Problemas dos métodos de interpretação
  • O método: a metafísica dos problemas
  • Metodos Problemas de pesquisa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!