Metodologia

Páginas: 12 (2772 palavras) Publicado: 6 de março de 2015
4 METODOLOGIA

Este tópico se refere à metodologia utilizada neste trabalho, que irá descrever o método e os procedimentos investigativos, objetivando solucionar a questão problematizadora presente neste relatório.
A palavra metodologia vem de método. E método, de acordo com Bianchi (2001, p. 38), “[...] é o caminho a ser seguido, a fim de que as metas sejam atingidas [...]. O método servepara não haver ilusão com aparências dos fatos.”
Quanto à metodologia, segundo Lakatos; Marconi (2004, p. 221),
[...] refere-se aos procedimentos da pesquisa utilizada para realização deste trabalho, descrevendo o método de abordagem do estudo, a caracterização da pesquisa, as variáveis e indicadores, o instrumento de coleta de dados, a unidade, universo, amostra e outros procedimentos e recursosexibição e para análise de dados.

Portanto, de acordo com o conceito acima, neste capítulo serão apresentados os dados que conferem credibilidade ao estudo, pois o método científico reduz as possibilidades de falhas.

4.1 Abordagem Metodológica

Este trabalho é um estudo de caso referente ao tema de marketing digital e e-commerce, aplicado na Interface Cursos e Consultorias. Para Gil(2002, p. 137), um estudo de caso é definido pela investigação profunda e extensiva de um ou poucos objetos, de maneira que permita seu amplo conhecimento. Portanto a utilização do levantamento de dados ou de um estudo de caso, como este, é de fundamental importância para que se conheçam os fatos, fatores ou indicadores que originaram a situação problema.

4.2 Caracterização da Pesquisa

Oobjetivo da pesquisa é averiguar a relação entre causa e efeito dos fenômenos identificados como objeto de estudo. Um trabalho é considerado científico quando é elaborado de acordo com os métodos e critérios em vigor.
Segundo Ruiz (2008, p.48), “Pesquisa científica é a realização concreta de uma investigação planejada, desenvolvida e redigida de acordo com as normas da metodologia consagrada pelaciência.”
Uma pesquisa caracteriza-se, segundo UBIRAJARA (2010, f. 116), quanto aos fins ou objetivos, aos meios ou objeto e à abordagem ou tratamento dos dados.

4.2.1 Quantos aos objetivos ou fins

Uma pesquisa quanto aos objetivos ou fins é classificada em: exploratórias, descritivas e explicativas ou explanatórias.
Pesquisas exploratórias têm como objetivo tornar mais explícito o problema,aprofundar as idéias sobre o objeto estudado (UBIRAJARA, 2010, f. 23). As descritivas referem-se as características de uma população ou de um fenômeno, ou ainda estabelece relações entre fenômenos (UBIRAJARA, 2010, f. 23). Já as explicativas ou explanatórias, como os nomes sugerem, buscam identificar os fatores que determinam ou que contribuem para a ocorrência dos fenômenos. É o tipo de pesquisaque mais aprofunda o conhecimento da realidade, conforme Gil (1999, p. 46 apud UBIRAJARA, 2010, f. 42).
Foram utilizadas, neste trabalho, as pesquisas exploratória e descritiva. Sobre as pesquisas exploratório-descritivas, Salomon (2001, p. 157-158 apud UBIRAJARA, 2010, f. 22) afirma que elas “[...] objetivam uma melhor definição do problema, ao proporcionar intuições de solução, descrição decomportamentos de fenômenos, definição e classificação de fatos e variáveis.”

4.2.2 Quanto ao objeto ou meios

Segundo Ubirajara (2010, f. 42), “Quanto ao modelo conceitual (objeto ou meios), a pesquisa pode ser: bibliográfica, documental, e campo, experimental ou laboratorial.”
A pesquisa bibliográfica foca os livros, filmes, fontes primárias e secundárias diversas, dando apoio, principalmente,a qualquer trabalho científico. Já as de caráter documental justificam-se pela busca aos relatórios, balanços, anais de eventos diversos, etc. Por fim, as experimentais ou laboratoriais dizem respeito às pesquisas que visam aplicar alguma variável nova que implique em mudanças, em manipulação.
Neste estudo de caso, foi realizada uma pesquisa de campo, pois os dados obtidos foram coletados na...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • METODOLOGIA
  • Metodologia
  • Metodologia
  • Metodologia
  • Metodologia
  • METODOLOGIA
  • METODOLOGIA
  • Metodologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!