ink la

Páginas: 8 (1941 palavras) Publicado: 6 de março de 2015


PROVA DE MONITORIA (PORTUGUÊS)
1.


Em todo texto, predomina uma determinada finalidade comunicativa.
Escreva um comentário, no qual você apresente a finalidade comunicativa predominante no texto acima, e pelo menos três características ou recursos da linguagem nele utilizada, em função dessa finalidade.

2. Operário no mar

Na rua passa um operário. Como vai firme! Não temblusa. No conto, no drama, no discurso político, a dor do operário está na sua blusa azul, de pano grosso, nas mãos grossas, nos pés enormes, nos desconfortos enormes. Esse é um homem comum, apenas mais escuro que os outros, e com uma significação estranha no corpo, que carrega desígnios e segredos. Para onde vai ele, pisando assim tão firme? Não sei. A fábrica ficou lá atrás. Adiante é só ocampo, com algumas árvores, o grande anúncio de gasolina americana e os fios, os fios, os fios. O operário não lhe sobra tempo de perceber que eles levam e trazem mensagens, que contam da Rússia, do Araguaia, dos Estados Unidos. (...) Para onde vai o operário? Teria vergonha de chamá-lo meu irmão. Ele sabe que não é, nunca foi meu irmão, que não nos entenderemos nunca. E me despreza... Ou talvez sejaeu próprio que me despreze a seus olhos (...).

(Carlos Drummond de Andrade, Sentimento do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2012, p.23.)

a) No trecho citado, o eu lírico se pergunta sobre o destino do operário: “Para onde vai ele, pisando assim tão firme?” Tendo em mente a crítica político-social que estrutura o conjunto do livro, explique a razão da dúvida do eu lírico.
b) Nofragmento do poema “Operário no mar”, o eu lírico manifesta os sentimentos de vergonha e de desprezo na sua relação com o operário. Qual é a posição do eu lírico no que diz respeito ao papel do artista como agente de transformação da realidade social?

3. Leia o texto a seguir para responder à questão.

Um algoritmo vale mais que o charme?
Uma nova safra de sites de namoro __________ atecnologia para juntar as pessoas à moda antiga.
Vale até um PowerPoint sobre a sua vida.

As redes sociais ampliaram não só os grupos de amigos, mas também o número de pessoas com as quais __________ ter um relacionamento amoroso. Mas o problema é que as redes sociais aumentaram a quantidade e não a qualidade dos candidatos. O novo desafio amoroso é exatamente este: filtrar as pessoas que interessam.Daí __________ serviços, como o eHarmony.com e Match.com, que ajudam a selecionar parceiros(as) dentro e fora da sua rede com a ajuda de algoritmos que analisam a compatibilidade entre duas pessoas. Outros aplicativos, como o Pair, __________ grande importância à privacidade num mundo onde as interações são cada vez mais públicas. E se der tudo errado, __________ vários sites de divórcio. Se vocêquiser manter o lado tradicional da separação, mas sem a lentidão da Justiça, hospede-se no DivorceHotel.com.

LARIU, Alessandra. “Um algoritmo vale mais que o charme?” INFO, jul. 2012, p. 30. (adaptado)


Assinale a alternativa que preenche, adequadamente, as lacunas do texto, segundo os princípios da norma-padrão da língua portuguesa.
a) usa – se pode – entram – dão – existem
b)utiliza – é possível – surgem – tem dado – há
c) usam – pode-se – entram – dão – existem
d) utiliza – é possível – surge – estão dando – há
e) utilizam – se pode – entra – dão – existe

4. Há duas semanas, foram divulgados novos dados sobre o desempenho dos nossos estudantes. Os resultados foram comentados à exaustão nos jornais, sites etc. Solidários, diversos meios de comunicaçãose aliaram aos alunos, ou seja, demonstraram que também tropeçam no trato com a língua. Comecemos por um título (de um site), que terminava assim: "... preferem português à matemática". (...). No título, usou-se a construção formal, mas...

(NETO, Pasquale Cipro. Folha de São Paulo, 08/09/2011)

Considere estas afirmações:

I. O adjetivo “solidários”, no contexto em que ocorre, deve ser...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ink diversos
  • Ink Master
  • la lamais la la la
  • La la la
  • La la la
  • la la la
  • La la la
  • LA LA LA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!