metodologia

Páginas: 9 (2099 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
UNIVERSIDADE NILTON LINS
CURSO DE PEDAGOGIA
















A IMPORTÂNCIA DE ATIVIDADES LÚDICAS NA LÍNGUA PORTUGUESA



















Manaus-AM
2014
SUSIANE GONÇALVES SAB
















A IMPORTÂNCIA DE ATIVIDADES LÚDICAS NA LÍNGUA PORTUGUESA


Trabalho solicitado para obtenção da nota da 1ª avaliação da disciplina MetodologiaCientífica ministrada pela Profª Gicely Albano.















Manaus-AM
2014

PROJETO DE PESQUISA



1 TEMA
Educação Infantil.
2 DELIMITAÇÃO DO TEMA
A importância das atividades lúdicas na Língua Portuguesa.
3 PROBLEMA
Quais são as dificuldades de aprendizado das crianças na Língua Portuguesa.
4 HIPÓTESES
Devem ser feitos jogos de formação de palavras, ditados com figuras editados de famílias silábicas.Deve-se elaborar atividades com formação de palavras utilizando encontros vocálicos.
5 OBJETIVO GERAL
Conhecer atividades educativas (lúdicas), com os alunos da Educação Infantil. Com o objetivo de despertar o interesse de cada aluno pela leitura.
5.1 OBJETIVO ESPECÍFICO
Promover a interação em sala de aula através de atividades lúdicas com as crianças daEducação Infantil.
Melhorar o desenvolvimento de pesquisas e atividades lúdicas voltadas para a disciplina de Língua Portuguesa.
6 METODOLOGIA
O projeto de pesquisa será desenvolvido através da pesquisa bibliográfica de acordo com a escolha do tema, Educação Infantil em livros, revistas, trabalhos elaborados sobre o assunto e internet. Será elaborado um artigo científico, um resumo e um banner.
7JUSTIFICATIVA
A Educação Infantil é algo maravilhoso, saber que você fará parte da educação de várias crianças é muito recompensador. O projeto tem como objetivo ajudar através das atividades lúdicas as crianças desenvolverem a escrita e a leitura. É recomendado a professores de séries iniciais.
8 REFERENCIAL TEORICO
Educação Infantil
A educação infantil, educação pré-escolar ou educaçãopré-primária consiste na educação das crianças antes da sua entrada no ensino obrigatório. É ministrada normalmente no período compreendido entre os zero e os seis anos de idade de uma criança. Neste tipo de educação, as crianças são estimuladas - através de atividades lúdicas e jogos - a exercitar as suas capacidades motoras e cognitivas, a fazer descobertas e a iniciar o processo de alfabetização.Internacionalmente, à educação infantil ou pré-escolar corresponde normalmente o nível 0 definido pela ISCED. Contudo, em alguns sistemas educativos, este tipo de educação pode incluir a que é ministrada a crianças de idade inferior a três anos, portanto a um nível inferior ao do ISCED 0.
A educação infantil ou pré-escolar é ministrada em estabelecimentos educativos de vários tipos como berçários,creches, pré-escolas, jardins de infância, infantários ou jardins-escola.
O modo de lidar com as crianças na idade média era baseado em alguns costumes herdados da Antiguidade. O papel das crianças era definido pelo pai. Os direitos do pai no mundo grego que o pai, além de incluir total controle sobre o filho, incluía também de tirar-lhe a vida, caso o rejeitasse. No mundo germânico, além do poder dopai exercido no seio da família, existia o poder patriarcal, exercido pela dominação política e social. Nas sociedades antigas, o status da criança era nulo. Sua existência no meio social dependia totalmente da vontade do pai, podendo, no caso das deficientes e das meninas, ser mandadas para prostíbulos em lugar de serem mortas, em outros casos, (as pobres) eram abandonadas ou vendidas. Com aascensão do cristianismo, o modo de lidar com as crianças mudou, apesar da mudança ter sido um processo lento. Maria Montessori foi uma das precursoras do tema.
No Brasil, por volta da década de 1970, com o aumento do número de fábricas, iniciaram-se os movimentos de mulheres e os de luta por creche, resultando na necessidade de criar um lugar para os filhos da massa operária, surgindo então...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • METODOLOGIA
  • Metodologia
  • Metodologia
  • Metodologia
  • Metodologia
  • Metodologia
  • METODOLOGIA
  • METODOLOGIA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!