metodologia da Educação Infantil

Páginas: 5 (1082 palavras) Publicado: 15 de novembro de 2014
“Processo histórico da Educação Infantil na Europa e no Brasil”


O processo de evolução nas áreas de educação infantil se deu gradativamente, com a revolução industrial de surgiu da necessidade de se preparar o individuo para o novo mercado que se formou na visão da época só poderia ocorrer por meio da educação.
Com foco nesta ideia os olhares se voltaram para o preparo da criança, assimapós adulto seu preparo para mercado o tornaria mais produtivo, outro fator importante é a entrada da mulher no mercado de trabalho, tendo que deixar os filhos para trabalhar, este fator passou a ser objeto de estudo de muitos pensadores, embasados em trabalhos já realizados por pensadores como Aristóteles, Platão entre outros.
Este trabalho tornou-se mais prático, porém a realidade atual, feznecessário olhar para outros horizontes dentro deste contexto, vários pensadores da época iniciaram um processo de um novo olhar para criança, a qual se identificava em processo de formação e que suas necessidades são diferentes das dos adultos.A preocupação com a educação se intensificou, a partir destes ideais foram expostos vários pontos de vista para com a criança o que levou a proposta ecriação de múltiplos métodos educacionais, muitos dos quais se divergiam Erasmo e Montaigne, que acreditava na educação com base no respeito a natureza infantil.Já Comenius, tem a visão de uma educação voltada ao exercício dos sentidos, Decroly e Maria Montessori, que se explorassem as funções psicológicas do desenvolvimento.
Fica claro que as divergências foram muitas, porem este fator tornou-se oobjeto propulsor na área da educação, visto que ao longo dos anos estes ideais serviram de norteador para novos pensadores que surgiram ao longo do tempo.
A metodologia de Maria Montessori, em muito se assemelham com as praticas utilizadas hoje em Educação Lúdica, Comenius considerado o pai da didática contribuiu para a evolução da organização do sistema educacional. Decroly com sua visão dacriança, e a criação das escolas para educação infantil, acrescentou mais uma peça deste enorme quebra cabeça que é o processo educacional, as ações que se seguiram mostram que não é possível parar o processo de atualização do sistema educacional no entanto, em muitos países este sistema tão rico em teorias, atos que comprovam a eficiência destes estudos, crianças passam pela escola de uma formarápida, abandonando os estudos antes da conclusão da sua alfabetização ou são promovidas de série a série sem obter tal aprendizado.
Na área da alfabetização, dentro deste contexto os ciclos posteriores ficam muito prejudicados. Se o processo não é falho as teorias são comprovadamente eficazes, cabe aos educadores refletir sobre a razão que leva o aluno a não aprender, se esta no sistema nãoesta sendo aplicado de acordo com as necessidades dos alunos, entre eles a falta de investimento, locais qualificados e adequados ao processo cognitivo, postura e formação do educador, motivados para os educando e educador.
È possível enumerar infinitas questões em desacordo com o processo de aprendizagem mas a cada aluno, que passa pelas mãos de um educador é possível a este educador se dedicare fazer seu trabalho com no mínimo, carinho e esforço fazendo assim a diferença entre aqueles alunos com os quais trabalhou, e sempre pensar que tanto o aluno quanto o educador aprendem neste processo.





A Importância dos jogos e brincadeiras na Educação Infantil

Toda pessoa nasce com estruturas cognitivas que se desenvolvem gradativamente em cada faixa etária, toda criançanecessita que as fases cognitivas sejam estimuladas adequadamente.
Desde o nascimento a criança apresenta funções cognitivas como, reflexo, depois passa pela fase de permanência de objetos, o conhecimento individual de si mesma, passando por amadurecimentos até chegar ao raciocínio lógico, as descobertas das sensações emocionais, puberdade e à fase adulta ,onde além do raciocínio lógico também...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Metodologia da educação infantil
  • Metodologia em educação infantil
  • metodologia da educação infantil
  • organizaçao e metodologia da educaçao infantil
  • Metodologias da educaçaõ infantil
  • Organização e Metodologia da Educação Infantil
  • Organização e metodologia da educação infantil
  • Metodologia da Educação Infantil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!