Metamorfismo Trabalho De Geologia

Páginas: 7 (1550 palavras) Publicado: 17 de março de 2015
Metamorfismo
Conjunto de modificações ocorridas no estado sólido na composição e na estrutura de uma rocha que está sujeita a condições de temperatura e de pressão diferentes daquelas em que se formou.
As rochas sedimentares e as rochas magmáticas formam-se num domínio termodinâmico bem definido. As sedimentares formam-se a baixa temperatura e a baixa pressão. As magmáticas formam-se atemperatura mais elevada (650 a 1200 ºC) e a pressões variáveis, que podem ir de uma atmosfera, no caso das rochas vulcânicas de superfície, a milhares de atmosferas, atingidas à alguns quilómetros de profundidade.

Os minerais são estáveis em domínios bem definidos de pressão e temperatura.Os minerais das rochas formadas a profundidade eque atingem a superfície por ação da erosão ou por efeito deerupções vulcânicas modificam-se. Ocorre alteração. Da mesmamaneira, por efeito de afundamento, as rochas vão sendo sujeitas a altas temperaturas e elevadas pressões, transformando-se. É o metamorfismo.O domínio das rochas metamórficas varia entre temperaturas de 50 ºC à 650-700 ºC, e a pressão varia entre algumas atmosferas e milhares de atmosferas.

O limite superior do metamorfismo corresponde à fusãototal das rochas. Este fenómeno depende em grande parte da hidratação do meio, da temperatura e da pressão. O metamorfismo pode definir-se como o conjunto de modificações ocorridas no estadosólido na composição e na estrutura de uma rocha submetida a condições de temperatura e de pressão diferentes daquelas em quese formou.

Com esta definição de metamorfismo podemos afirmar que se afectaras rochas sedimentares, trata-se de parametamorfismo; se atua sobre rochas magmáticas, designa-se por ortometamorfismo; e, finalmente, se atua sobre rochas já metamorfizadas designa-se polimetamorfismo.
No interior do domínio metamórfico, como a temperatura e a pressão apresentam um grande domínio de variação, não se pode falar de um metamorfismo, mas de graus de metamorfismo.
Entre os fatores demetamorfismo distinguem-se a temperatura, a pressão e os fluidos de circulação. Atendendo à atuação destes factores e ao local onde actuam, consideram-se diferentes tipos de metamorfismo, de que se destacam o metamorfismo de contacto, o metamorfismo regional e o dinamometamorfismo.

Tipos De Metamorfismo

I. Primários:
Metamorfismo regional: As rochas pré-existentes não são modificadas por umaumento de pressão superior ao aumento de temperatura e de tensões não-litostáticas. O metamorfismo regional está relacionado com limites convergentes, onde se verificam altas temperaturas e pressões. Algumas rochas deste tipo de metamorfismo são a ardósia, o filito, o micaxisto e a gnaisse.


Metamorfismo de contacto: Está directamente relacionado com as intrusões magmáticas. Comoestão a temperaturas muito elevadas, causam uma instabilidade nos mineraisdas rochas envolventes à inclusão magmática. Essa instabilidade vai levar ao rearranjo estrutural dos minerais, formando novas ligações químicas, formando, então, novos minerais. Exemplos: corneana, quartzito e mármore.



II. Secundários:
Metamorfismo dinâmico: neste caso, o fator determinante eexclusivo é o atrito. É desenvolvido através de longas faixas e estreita adjacência de falhas, onde pressões de grande intensidade causam movimentações e rupturas na crosta.

Metamorfismo por soterramento: característica de bacias sedimentares em subsidência. Resultado de espessas camadas de rochas sedimentares e vulcânicas a grandes profundidades, podendo chegar a 300ºC.

Metamorfismo hidrotermal:resultado da infiltração de águas quentes através das fraturas e grânulos da rocha. Os minerais são cristalizados a temperaturas de 100ºC à 370ºC

Metamorfismo de impacto: ocorre em regiões limitadas da crosta, em locais de impacto de grandes meteoritos. A energia de impacto é espalhada na forma de ondas de choque, que deslocam as rochas, formando a cratera de impacto e de calor, vaporizando o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • TRABALHO DE GEOLOGIA
  • trabalho de geologia
  • Trabalho De Geologia
  • TRABALHO GEOLOGIA
  • TRABALHO GEOLOGIA
  • Trabalho de Geologia
  • trabalhos geologia
  • Trabalho de Geologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!