Metafisica

Páginas: 7 (1609 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2014
Metafísica
A metafísica é uma palavra originada do grego, onde meta significa “além de”, “depois de” e pysis natureza, física. A metafísica é um vasto campo da filosofia. É o estudo da forma de descrever os fundamentos, as condições, as leis e as causas da ocorrência de tudo em geral.
Nos leva a um outro campo de pensamento, como seu nome já diz, metafísica é o estudo do que está além. Porexemplo ao nos fazermos as seguintes perguntas: - O que é a realidade? – O que é a vida? – O que é o saber? – O que nos faz seres humanos? O que há depois da morte? O que é Deus? Na metafísica temos que abrir as portas para o motivo real de tudo que nos cerca e não somente em aquilo como nos cerca. Neste trabalho vamos ver um pouco da visão filosófica de alguns grandes estudiosos no campo, e entendermelhor como o ser humano se molda ao parâmetros e se impõe ao que a sociedade nos remete. Tudo funciona como no processo de fabricação, desde ao recolhimento da matéria prima, até a formação e a moldagem do produto até que o mesmo adquira seu estágio final.


















Metafísica, “OS COMOS” VS “OS PORQUÊS”
A metafísica explica os “porquês” da vida e não os “comos”.Durante a vida o homem não se preocupa em pensar no porquê de suas ações e nem no porquê de realizar certa atividade. A vida cotidiana nos remete a um traço simples de se interpretar nossas ações, a maioria dos seres humanos veem a vida de forma simples e pratica sem ter noção do que está por trás de tudo que nos leva ao final, a atitude ao modo de vida, ao verdadeiro motivo de por que vivemos. O serhumano nasce e cresce sobre o molde e influências de muitos tipos, desde da família a influência da sociedade e a influência midiática, tudo isso modifica o pensamento e assim torna o ser menos pensante metafisicamente.
Inúmeros filósofos deram grande contribuição e explicação a metafísica como na visão aristotélica, onde Aristóteles faz um de seus maiores trabalhos sobre este assunto.Aristóteles explica a metafísica como o estudo do inteiro e em sua obra aborda diversos conceitos como as formas causais, forma material, existência dos objetos, a matemática e Deus.
O todo nos remete a um estudo mais detalhado da vida e não das partes, isso não se resume a transcendência. Se vamos nos referir que a existência só está no mundo sensível e que este é totalmente material, ele se tornametafisico, pois estamos assim lidando com o inteiro e com a natureza do ser, diz Aristóteles.
“Na metafísica Aristóteles define as quatro causas das coisas:
Causa formal – é a forma ou essência da coisa. (Um objeto se define pela sua forma).
Causa material – é a matéria de que uma coisa é feita (A matéria na qual consiste o objeto).
Causa eficiente – é a origem da coisa (Aquilo ou aquele quetorna possível a existência do objeto)
Causa final – é a razão pela qual algo existe (A finalidade do objeto).
(Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Metaf%C3%ADsica_ (Arist%C3%B3teles). Acessado em 03/11/2014)
William James psicólogo e filosofo estadunidense. Viveu entre 1842 a 1910, foi um dos fundadores da psicologia moderna e um grande filosofo na área do pragmatismo. James da suaseguinte definição a metafísica: “Apenas um esforço extraordinariamente obstinado para se pensar com clareza”. A metafísica é uma forma análoga de se pensar nos motivos da existência. A religião por exemplo, não é metafísica, mas se nos questionarmos sobre o motivo dessas crenças e de como elas são práticas em nosso dia – a – dia entramos em um pensamento metafisico. A metafísica e a filosofia seestruturam em quatro conceitos básicos:
Identidade e o pensamento: a filosofia sempre possuiu o maior desejo de explicar e justificar o todo As coisas podem ser compreendidas fazendo parte de um único todo.
Idealismo: A forma ideal de pensamento. A filosofia atingiria seu maior auge quando puder mostrar e representar com perfeição seu mundo ideal.
Prima Philosophia (Primeira Filosofia): Na...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • metafisica
  • metafísica
  • Metafisica
  • A metafísica
  • Metafísica
  • metafísica
  • Metafisica
  • Metafísica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!