o principe

Páginas: 16 (3758 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2014
O Autor:

Nicolau Maquiavel foi um importante historiador, diplomata, filósofo, estadista e político italiano da época do Renascimento. Nasceu na cidade italiana de Florença em 3 de maio de 1469 e morreu, na mesma cidade, em 21 de junho de 1527.
Filho de pais pobres, Maquiavel desde cedo se interessou pelos estudos. Aos sete anos de idade começou a aprendam a latim. Logo depois passou aestudar ábaco e língua grega antiga.
Aos 29 anos de idade, ingressou na vida política, exercendo o cargo de secretário da Segunda Chancelaria da República de Florença. Porém, com a restauração da família Médici ao poder, Maquiavel foi afastado da vida pública. Nesta época, passou a dedicar seu tempo em conhecimentos para a produção de obras de análise política e social.
Em 1513, escreveu sua obramais importante e famosa “O Príncipe”. Nesta obra, Maquiavel aconselha os governantes como governar e manter o poder absoluto, mesmo que tenha que usar a força militar e fazer inimigos. Esta obra, que tentava resgatar o sentimento cívico do povo italiano, situava-se dentro do contexto do ideal de unificação italiana.
Entre os anos de 1517 e 1520, escreveu “A arte da guerra”, um dos livros menoslidos do autor.
Em 1520, Maquiavel foi indicado como o principal historiador de Florença.
Nos “Discursos sobre a primeira década de Tito Lívio”, de 1513 a 1521, Maquiavel defende a forma de governo republicana com uma constituição mista, de acordo com o modelo da República de Roma Antiga. Defende também a necessidade de uma cultura política sem corrupção, pautada por princípios morais e éticos.
Otermo “maquiavélico” surgiu em função das idéias defendidas no livro “O Príncipe”, o termo “maquiavélico” passou a ser usado para aquelas pessoas que praticam atos desleais (até mesmo violentos) para obter vantagens, manipulando as pessoas. Este termo é injustamento atribuído a Maquiavel, pois este sempre defendeu a ética na política.


Resumo:

Capítulo 1: Maquiavel diz que todos osEstados ou domínios de homens que se formaram na terra foram e são repúblicas ou principados, estes últimos de poder hereditário ou conquistados a força.

Capítulo 2: É falado neste capítulo a respeito do sistema hereditário dos principados, onde se o príncipe tiver o apoio do povo, o que só na seria possível caso fosse responsável por extraordinários feitos que o fizessem odiado, podem sergovernados e mantidos apenas com uma dose de contemporização a situações particulares e que não seja abandonada a praxe dos antecessores.

Capítulo 3: Maquiavel exemplifica neste capítulo como se deve manter um Estado conquistado. Estados de mesma língua e cultura são facilmente mantidos sobre controle, para assegurar a posse desses territórios, basta que se faça desaparecer a linhagem do príncipe que adominava e não promover uma disparidade de costumes nem aumento de impostos. Quando se conquista uma província de língua e costumes diferentes é recomendável que o príncipe se mude para o local, afim de se fazer presente rapidamente perante problemas e desordens que venham a ocorrer. Além disso os habitantes da província conquistada ficarão satisfeitos com a presença real. Outra estratégia éorganizar colônias pelo território afim de povoar o Estado com uma espécie de postos de controle leais ao príncipe. Alguns passos a serem tomados para a manutenção do território são o de se fazer príncipe chefe e defensor dos fracos e oprimidos, e trate de enfraquecer os poderosos da própria província e se resguardar de estrangeiros poderosos cheguem à província.

Capítulo 4: Sempre os reinos foramgovernados de duas formas: por um Príncipe e seus assistentes; ou por um Príncipe e vários barões, esses barões são ligados ao Príncipe por laços de natural afeição. Estes que estão de junto ao Príncipe, são os nobres, os prestigiados; mas dentre esses sempre há quem aspire por inovações. Estes podem abrir caminho para um invasor tomar o poder, facilitando sua vitória, vê-se assim que depois não...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O principe
  • O Principe
  • O príncipe
  • O principe
  • O príncipe
  • O PRINCIPE
  • O Principe
  • O Principe

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!