MET

Páginas: 7 (1568 palavras) Publicado: 29 de agosto de 2015
DISCIPLINA METODOLOGIA DO ENSINO DA MATEMÁTCA
JOGOS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA
PROFESSORA MS JUSCILEIDE BRAGA
ALUNO AREYDIVAN BARBOSA DE FREITAS
TURMA 03
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO DO ENSINO DE FÍSICA E MATEMÁTICA

Os jogos já algum tempo, tem movimentado pesquisas, estudos e investigações de professores, pesquisadores e psicólogos onde o seu uso, é tido como recurso didático que favorece aaprendizagem na medida em que ocorrem trocas de ideias entre os educandos e o educador.
Os jogos exercem um papel importante na construção de conceitos matemáticos por serem formas de desafiar, visando uma postura competitiva entre os educandos e aprimorando o modo de agir sobre uma nova perspectiva de entender e aprender a matemática como um todo.
Os jogos podem ser utilizados em várias circunstâncias,não esquecendo que ele é apenas uma das ferramentas de aprendizagem, para introduzir uma assunto novo, madurecer uma conteúdo já abordado em sala ou até mesmo para concluí-lo.
O jogo não deve ser usado apenas como jogo, ou seja, não é jogo pelo jogo, não que isso não seja importante, mas pode não trazer o aprendizado que se espera. O jogo deve vir acompanhado de reflexões, indagações que oeducador pode propor ao grupo de alunos.
Junto a um bloqueio cognitivo, existe o medo de errar. Nesse sentido, o jogo torna o aluno mais autônomo e confiante em si. Isso pode ser adquirido através dos jogos de grupo, onde há cooperação, colaboração mútua e interação social.
O jogo também mostra as dificuldades de aprendizagem dos alunos principalmente quando o educador acompanha passo a passo asjogadas dos alunos, percebendo exatamente o que aluno não compreendeu, intervindo sempre que necessário.
Para Vygotsky, é através do brinquedo que a criança aprende a agir numa esfera cognitivista, podendo este criar uma zona de desenvolvimento proximal pois, na brincadeira a criança pode comportar-se num nível que ultrapassa ao que ela está habituada a fazer, funcionando como se fosse maior e melhor doque é.
Não podemos deixar de ressaltar que o jogo pode apresentar inúmeras vantagens. No entanto, é necessário tomar alguns cuidados. O jogo não pode frustrar alunos, ser incompreensível, obrigatório, onde quem tem sorte vence ou um passatempo. Daí a importância de proporcionar uma discussão posterior sobre o jogo, indagando os alunos com relação às estratégias utilizadas e aos novosconhecimentos adquiridos.
As decisões de aplicações relacionam-se com estruturas de poder que controlam a distribuição do conhecimento de forma diferencial, na sociedade atual. A lógica que existe nos currículos alicerça-se numa concepção de conhecimento decorrente de um paradigma da ciência e do mundo. Daí a necessidade de ultrapassar uma análise simplista sobre regras didáticas pela visão global e críticade ensino do educador.
A nossa metodologia, portanto, está relacionada com a nossa concepção pedagógica, com a visão de educação, de homem e de sociedade construída criticamente a partir da reflexão que fazemos sobre o trabalho que realizamos. Ou seja, é um processo de construção pessoal ao longo da formação e das experiências da vida profissional.
Ao falarmos sobre a questão dos fundamentos paraa construção do conhecimento em sala de aula, estamos buscando um referencial teórico metodológico que possa ajudar o educador em seu trabalho com o conhecimento em sala de aula. Conhecer como se dá o conhecimento no processo da aprendizagem possibilita ao professor a aumentar sua competência neste campo, tornando seu trabalho mais efetivo, digno e realizador, no sentido de favorecer odesenvolvimento profissional do aluno e sua autonomia intelectual.
Quando falamos em construção do conhecimento pensamos fundamentalmente na sala de aula, onde acontece de forma mais direta o processo educativo. Por sala de aula estamos compreendendo qualquer espaço físico onde haja interação direta entre professor- aluno e aluno-aluno, seja a sala em si, o laboratório educacional, quadra esportiva,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Met
  • Met
  • met
  • Met
  • Ref E Met
  • Met fora do Poder
  • MET P1
  • Trabalho de Met

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!