Mercurio

Páginas: 4 (837 palavras) Publicado: 21 de outubro de 2014
Mercúrio
O Mercúrio é um metal naturalmente encontrado na crosta terrestre, ocorrendo no ar, no solo e na água. Este metal assume diversas formas químicas, que podem ser divididas nas seguintescategorias: mercúrio metálico ou elementar (Hg), mercúrio inorgânico, principalmente na forma de sais mercúricos (HgCl2, HgS) e mercurosos (Hg2Cl2), e mercúrio orgânico, ligado a radicais de carbono, porexemplo metilmercúrio e etilmercúrio.
O mercúrio metálico (Hg) é um metal prateado e brilhante, que ocorre em estado líquido na temperatura ambiente, e volatiliza facilmente para a atmosfera formandovapores de mercúrio. Os vapores de mercúrio são incolores e inodoros, e se formam em maior quantidade com o aumento da temperatura. As emissões atmosféricas são a principal fonte de contaminaçãoambiental, seguida da contaminação da água, e da contaminação do solo, quando ocorre disposição inadequada de efluentes e resíduos.
Uma vez liberado, o mercúrio permanece no meio ambiente, circulandoentre o ar, a água, o sedimento, o solo, e a biota, onde assume diversas formas químicas. A maioria das emissões para o ar ocorre na forma do mercúrio elementar, que é muito estável podendo permanecer naatmosfera por meses ou até anos, possibilitando seu transporte por longas distâncias ao redor do globo.
O vapor de mercúrio presente na atmosfera pode se depositar ou é convertido na forma solúvelretornando à superfície terrestre nas águas da chuva. A partir dai duas importantes alterações químicas podem ocorrer. O metal pode ser convertido novamente em vapor de mercúrio e retornar à atmosfera,ou pode ser "metilado" pelos microorganismos presentes nos sedimentos da água, se transformando em metilmercúrio.

Por que devemos nos preocupar com o mercúrio?

O mercúrio tem efeitos adversosimportantes sobre a saúde humana e o meio ambiente. Exposição a níveis elevados de mercúrio pode afetar o cérebro, o coração, os rins e pulmões e o sistema imune dos seres humanos. A toxicidade do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • MERCURIO
  • Mercúrio
  • Mercúrio
  • Mercurio
  • Mercúrio
  • Mercúrio
  • Mercurio
  • Mercurio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!