MERCADO MONET RIO

Páginas: 5 (1212 palavras) Publicado: 4 de maio de 2015











MERCADO MONETÁRIO








Turma C – Técnico em Logística






BRASÍLIA – DF
2015
Turma C – Técnico em Logística







MERCADO MONETÁRIO





Trabalho realizado como parte da avaliação bimestral da matéria de Administração Financeira.

Alunos:
Carla Janaína de Jesus Oliveira
Edilson de Jesus Barbosa
Eliane Silva Q. Braga
Lívia Nogueira Xavier
Priscilla Augusta da Silva
Rayane Alvesdos Santos






BRASÍLIA – DF
2015
SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 4
2. SOBRE O MERCADO MONETÁRIO 4
3. CONCLUSÃO 7
4. BIBLIOGRAFIA 8
























1. INTRODUÇÃO


O mercado financeiro é onde ocorrem todas as atividades relacionadas à moeda, câmbio, ações, crédito, onde ocorrem todas as negociações ligadas a este segmento da economia.
Dentro do mercado financeiro, encontramos o mercado devalores mobiliários, o mercado de crédito, o mercado de câmbio e o mercado monetário, que será estudado neste trabalho.
O mercado monetário é, portanto, um ramo dentro do mercado financeiro onde se negociam ativos financeiros a curto prazo. A sua finalidade é dar aos agentes econômicos a possibilidade de transformar a sua riqueza em títulos ou valores com alto grau de liquidez.

2. SOBRE O MERCADOMONETÁRIO


Conforme mencionado, o mercado monetário é um componente do mercado financeiro, onde ocorrem as captações de recursos à vista, no curtíssimo e no curto prazo. Nesse mercado, atuam principalmente os intermediadores financeiros, negociando títulos e criando um parâmetro médio para taxas de juros do mercado.
No geral, as negociações com títulos e outros ativos no mercado monetárioenvolvem títulos escriturais (emitidos exclusivamente na forma eletrônica) e não ultrapassam os 12 meses.
O Mercado Monetário é constituído pelas instituições do mercado financeiro que possuem excedentes monetários e que estejam interessadas em emprestar seus recursos em troca de uma taxa de juros. Também é composto por aqueles agentes econômicos com escassez de recursos, que precisam de dinheiroemprestado para manter seu giro financeiro em ordem.
Os bancos, as caixas de depósitos e as administrações públicas são os principais agentes que intervêm no mercado monetário. Outros participantes são as instituições financeiras não bancarias, como as companhias de seguros. As instituições podem trocar fundos entre si, no âmbito do Mercado Monetário Interbancário, cujo objetivo é orientar aoferta e a procura de fundos entre elas, flexibilizando a gestão das respectivas tesourarias.
De um modo geral, as instituições financeiras participam no mercado monetário para a concretização de três tipos principais de operações:

a) Captação de fundos: para aplicação em fins variados (concessão de crédito, aplicação no mercado de capitais, gestão do risco de liquidez, etc);
b) Cedência de fundosexcedentários: provenientes de fontes diversas (captação de depósitos junto a clientes, alienação de títulos no mercado de capitais, etc);
c) Arbitragem: entre prazos e/ou instrumentos financeiros e gestão de risco da taxa de juros.

Este mercado exerce o papel primordial de facultar, a nível global, liquidez de curto prazo aos outros integrantes do mercado financeiro, na medida em que permitemàs instituições financeiras (bancos) canalizarem a liquidez dos participantes excedentários para os deficitários.
Os principais instrumentos negociados nos mercados monetários são:

a) Certificados de Depósito Interbancário: e as operações de empréstimo de curto prazo feitas com títulos públicos (operações compromissadas). São aplicações e tomadas de fundos entre os bancos intervenientes nomercado, para prazos até um ano;
b) Títulos do Tesouro Nacional: O Tesouro Nacional emite os títulos públicos por meio de: ofertas públicas competitivas (leilões) com a participação direta de instituições financeiras; emissões diretas para finalidades específicas, definidas em leis (emissões não-competitivas); e vendas diretas a pessoas físicas, por meio do Programa Tesouro Direto. Exemplos: Letra do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • C MBIO MONET RIO
  • Sistema Monet Rio 1
  • Fundo Monet Rio
  • Fluxo Real E Monet Rio
  • CONSELHO MONET RIO NACIONAL
  • Prosposta MERCADO RIO VERMELHO
  • Os Traficantes e o Mercado do Rio de Janeiro
  • Relat Rio De Pesquisa De Mercado

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!