menino de rua

Páginas: 8 (1921 palavras) Publicado: 7 de fevereiro de 2015






Índice
Introdução 2
Quem são os meninos de rua? 3
Existência de meninos de rua 4
Alguns factores que possibilitam a retirada das crianças em centros de reabilitação e famílias 5
As meninas de rua, um aspecto negligenciado 6
Conclusão 7
Bibliografia 8















Introdução


A questão das crianças de rua tem sido foco de debates por um conjunto deacadémicos, políticos, economistas, trabalhadores sociais e, até mesmo, turistas há mais de 30 anos. O termo criança de rua foi usado pela primeira vez em 1951 pela Organização das Nações Unidas para a Ciência, Educação e Cultura (UNESCO) para se referir a crianças que deambulavam pelas ruas após a Segunda Guerra Mundial na Europa e viria a ser tomado como assunto de debate e especial atenção em 1979 -Ano Internacional da Criança - tendo resultado na criação, em 1982, do chamado programa de interacção entre ONG cujo foco é o apoio a crianças e jovens de rua. A tendência do aumento do número de crianças de rua nas cidades dos países em vias de desenvolvimento e até mesmo dos países já desenvolvidos, tem a ver com, por um lado, existência de famílias e comunidades em situações de extremavulnerabilidade social e económica (incluindo situações de Guerra, calamidades naturais, doenças crónicas como a tuberculose, HIV/SIDA e Malária) associada ao processo de liberalização económica e social que por si promove situações de crescente desigualdade social mantidos pelos sistemas globais de opressão. Por outro lado, o fenómeno de crianças de rua está associado á ausência de laços de comunicação ede gestão das relações sociais no seio das famílias (violência doméstica, uso e abuso de drogas e álcool, etc.) e enfraquecimento das redes de solidariedade comunitária e familiar que normalmente mitigariam o fenómeno.











Quem são os meninos de rua?

O fenómeno menino de rua tem sido uma das mais marcantes faces da pobreza na maioria dos países em desenvolvimento.Pesquisadores, investidores, agentes de desenvolvimento, programas de desenvolvimento etc., dão pouca atenção a este fenómeno. Como Lalor (1999) observa, a maior parte dos estudos académicos tem tido lugar na América Latina.
O mesmo pode ser dito sobre os países do Sul da Ásia, onde o crescente fenómeno de crianças de rua, levou a um interesse académico de pesquisadores como Mathur, Rathore & Mathur (2009),Kombarakaran (2003) na Índia, Lam & Cheng (2008) na China, Ali et al (2004) e Towe et al. (2009) no Paquistão, Gross et al. (1995), em Jacarta, entre outros. Em Moçambique, a percepção comum de quem são as crianças de rua é a de criminosos ou potenciais criminosos, usuários de álcool e drogas, bandidos e foras das leis, ladrões, mendigos, diabinhos, crianças amaldiçoadas, marginais etc. Na maioriadas cidades Moçambicanas, a palavra que sintetiza todas estas categorias é a de moluene (mais comummente usada na cidade de Maputo). Com estas categorizações, nota-se facilmente que as crianças de rua não são consideradas seres humanos normais, mas sim como crianças que merecem a vida que têm, levando a que, as instituições formais abordem uma estratégia punitiva em relação a elas, tais comoremoção forçada de crianças de rua das ruas como uma estratégia de "limpar" as ruas da má imagem que estas crianças dão. Um bom exemplo disto é o que aconteceu semanas antes do encontro dos chefes de estados da União Africano que teve lugar de 4 a 11 de Julho de 2003, quando se verificou a remoção imediata de todas as crianças de rua da cidade, onde maiorias dessas crianças foram levadas em caminhõespara vários lugares (Moamba especialmente) e abandonados a vários km fora da cidade.
Em conversa com crianças de rua nesta altura, algumas relataram ter de voltar às ruas da cidade de Maputo a pé ou por meio de boleias em camiões de origens diversas logo apósa cimeiras. Situações similares são observadas no Zimbabwe, onde Bourdillon (1994) observa que as crianças de rua são retiradas das ruas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Meninos de rua
  • Meninos de Rua
  • meninos de rua
  • Menino de rua
  • menino de rua
  • meninos de rua
  • Meninos de Rua
  • Meninos de rua

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!