Memorial

Páginas: 6 (1403 palavras) Publicado: 30 de junho de 2014
Lembranças avaliativas

Mais uma vez entro no meu subconsciente no intuito de encontrar momentos ocorridos em um passado distante, mas agora é por fatos relativos ao processo de avaliação ocorrido durante minha vida escolar.
Não será uma tarefa fácil, contudo, tentarei vasculhar minha mente em busca de algo que seja proveitoso e útil para a realização desse memorial.
Então, vamos lá. Onde?Ou melhor, quando? Novamente retorno ao ano de 1976, ano em que tudo teve início, volto ao mesmo local, ou seja, a sala de aula, local de aprendizado e das temidas avaliações.
Temidas, pois, para mim era dessa maneira que as enfrentava e enfrento até hoje. Sei que as avaliações fazem parte do aprendizado, pois são nelas que os alunos demonstram todo o conhecimento adquirido durante toda sua vidaescolar. E também fazem parte do nosso dia a dia, pois a todo o momento estamos sendo avaliados tanto direta como indiretamente, seja na rua, no trabalho e até mesmo dentro de um grupo de amigos.
Lembro que durante minha formação estudantil tivemos diversos tipos de avaliações, entre elas: provas escritas, provas orais, trabalhos e pesquisas. Sendo esses dois últimos o que mais acho interessantese talvez os que mais demonstra o interesse e a dedicação dos alunos.
Durante os quatro primeiros anos de escola, éramos avaliados por meio de provas escritas e orais, e alguns trabalhos (completar, pintar e colar), lembro que eram diversas folhas mimeografadas (Puxa! Faz tempo isso!!), e também havia as tarefas de leitura e tomada de tabuada, a qual deveríamos saber de cor.
A tomada da tabuadafoi um fato que me marcou muito, pois tinha dificuldades em decorar, quando chegava o dia dessa prova, que geralmente era de forma oral, eu tremia, porque além de ficar temeroso em dizer o resultado errado, tínhamos que ir à frente do quadro e ficar de frente para a turma, isso para mim era aterrorizante. Porém para enfrentar o medo de errar as respostas da tabuada eu tinha uma técnica, colocavaas duas mãos para trás e contava nos dedos. Contudo, o temor de estar ali, não havia técnica que fizesse isso mudar.
A partir da 5ª série, onde tínhamos várias disciplinas, o processo de avaliação permanecia quase que inalterado, às vezes o professor ou professora realizava alguma atividade de avaliação diferente, com algum trabalho extraclasse e de pesquisa, e vale lembrar que naquela época aindanão existia o Dr. Google, tínhamos que retirar os livros a serem pesquisados na biblioteca da escola ou na pública.
Quando ingressei na 6ª série, já no período noturno, continuava o mesmo método tradicional de avaliação, a preocupação que tínhamos na época era a de decorar e conteúdo para podermos aplica-los nas provas. Não havia uma preocupação em entender o motivo pelo qual estávamosaprendendo tal conteúdo.
Ao passar para a 7ª série, isso já em 1987, ainda as avaliações continuavam as mesmas, nada acontecia de diferente. Porém, não éramos mais avaliados por meio de notas, e sim por conceito, ou seja, os trabalhos e provas tinham uma conceituação, para quem se saia muito bem recebia o conceito “A”, para os que eram mais ou menos recebiam “B” e para os regulares era o conceito “C”.
Em1988, já na 8ª série, mesmo ano em que havia entrado para o serviço militar, não tive como continuar estudando, pois devido à função que exercia não conseguia conciliar os estudos e as atividades fora do quartel, às vezes íamos para certas atividades em outras regiões e chegávamos a ficar quase um mês fora de casa, foi impossível dar continuidade aos estudos.
Fiquei no serviço militar de 1988 a1992, mais precisamente até agosto de 1992, não por não querer continuar no serviço militar, mas por não haver vaga para a minha função. Então, a solução foi deixar as fileiras do exército e voltar a minha vida normal.
Contudo, nesse período fora da sala de aula muita coisa mudou, inclusive o ensino, para mim foi um choque, tive que ir aos poucos me acostumando com esse novo método de ensino....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Memorial
  • memorial
  • memorial
  • MEMORIAL
  • Memorial
  • Memorial
  • memorial
  • MEMORIAL

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!