MEMORIAL REZENDE BARBOSA CRIA O E GEST O

1673 palavras 7 páginas
MEMORIAL REZENDE BARBOSA , CRIAÇÃO E GESTÃO
Paulo Eduardo Barbosa, arquiteto

RESUMO
Descrição da prática de concepção e gestão do Memorial Rezende Barbosa, na cidade de Assis, S.P..Uma instituição que alia a preservação e a divulgação da memória da família Rezende Barbosa ao desenvolvimento do patrimônio cultural da comunidade.

CRIAÇÃO
A criação do Memorial Rezende Barbosa atende à demanda que surge em dinâmica coordenada por profissionais do Instituto Sucessor, um grupo de psicólogos especializados em consultoria para empresas familiares, a que se submeteram os membros de três gerações desta família, tradicionalmente ligada ao agronegócio, estabelecida na região de Assis, São Paulo, desde os anos quarenta. Após o falecimento do patriarca Renato de Rezende Barbosa, sua esposa, Maria Angélica Dias de Rezende Barbosa manifesta a intenção de engendrar uma ação no sentido de preservar e divulgar sua memória. Familiares das três gerações compartilhando a mesma idéia, formam um comitê para idealizar o memorial e iniciam uma pesquisa para conhecer outras iniciativas nesta área.
Em agosto de 2004 sou convidado a colaborar neste processo como curador. Estabelecemos então uma série de reuniões mensais em que o Memorial foi sendo criado de acordo com um conceito que tenho desenvolvido, com base em experiência anterior, para o Memorial Attilio Fontana na cidade de Concórdia, SC, conceito que chamei de “ Memória Dinâmica”. Este trabalho iniciado no ano de 2000 em Santa Catarina, permitiu , através de uma intensa programação de exposições, palestras, espetáculos e outros eventos, que em cinco anos de atividades, um público de mais de 80.000 (oitenta mil pessoas) pudesse tomar contato com a memória do fundador da Sadia S.A., entidade mantenedora do Memorial, cumprindo a função de aliar a sua história ao desenvolvimento do patrimônio cultural da comunidade em que está inserido.

MEMÓRIA DINÂMICA – CONCEITUAÇÃO

A memória dinâmica é um conceito que rege procedimentos

Relacionados

  • Anexos LOA 2013
    277847 palavras | 1112 páginas