Membro Avançado

Páginas: 6 (1431 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
O breve século XX se subdivide em três partes para Eric Hobsbawm: a era das catástrofes que se inicia em 1914 com a primeira guerra mundial e se fecha com o fim da segunda guerra mundial; a era de ouro, a qual abrange o pós segunda-guerra até a crise mundial de meados dos anos 70, e, por fim, a era do desmoronamento que fecha as cortinas do palco do século XX.

As catástrofes dobreve século XX se constituem de duas tipologias de processos históricos, a guerra entre nações e as guerras civis (acompanhadas muitas vezes de revoluções). O que confere caráter catastrófico a tais eventos e os diferenciam das guerras do passado é a sociedade industrial em que se baseiam: numa sociedade em que a maior parte do produto social ainda é realizada na agricultura, a economia nãopermite a mobilização de milhões de homens por vários anos para batalhas encarniçadas; somente o nível de industrialização atingido pela Europa, EUA e Japão no início do século permitiu que surgissem simultaneamente uma alta produtividade do trabalho, um exército de reserva de mão de obra e a generalização de uma atividade liberta da sazonalidade natural inerente à atividade agrícola. Apesar disso, amobilização em massa de homens para a guerra impôs enormes tensões à força de trabalho, fortaleceu os partidos social-democratas e os sindicatos e suscitou a entrada das mulheres no mercado de trabalho de forma efêmera na primeira-guerra e permanentemente na segunda-guerra (vide p.51).

A revolução russa, por outro lado, causou um impacto incomensurável na política internacional. Oregime soviético surgiu como alternativa de economia racional e planejada numa época em que as democracias liberais e a política do laissez-faire fracassavam visivelmente. A partir dos anos 30 as democracias ocidentais adotaram políticas intervencionistas de matriz keynesiana para recuperar a acumulação e o nível de emprego. Se para keynes quando a eficiência marginal do capital é superior aopreço da oferta agregada ele tende a empregar mais, cabe ao Estado induzir investimentos e promover o ponto de intersecção entre a curva do produto esperado pelos capitalistas e a do preço da oferta agregada produzida pelo emprego do maior número possível de homens (pleno emprego). Hobsbawm, embora não faça discussões teóricas mais apuradas do planejamento econômico, não deixa de destacá-lo.Na URSS se destaca a desfiguração da base social do partido bolchevique e o retrocesso político operado por Stalin. A guerra civil matou a maior parte dos operários industriais russos e desindustrializou o país (pp.369-70), isto combinado à estrutura de partido de vanguarda de quadros disciplinados construída por Lênin facilitou a burocratização e a emergência de uma tirania bonapartista.Enquanto Lênin é descrito com adjetivos elogiosos ou de forma positiva (p.378-380 e p.383, por exemplo) Stalin não é poupado. Aqui o historiador inglês não comete o erro de reduzir uma personagem histórica apenas às condições objetivas em que atuou; certamente sem Stalin as circunstâncias históricas que provocaram a burocratização do poder soviético existiriam mas os sofrimentos do povo poderiamter sido bem menores; pela concentração de poder pessoal que ocorreu, a estrutura mental megalomaníaca do líder foi um diferencial significativo; ele governou pelo terror e pelo medo. No 17 congresso do partido comunista da URSS (PCUS) em 1934 ainda havia uma substancial oposição interna a ele; mas entre 1934 e 1939, 5 milhões de membros do partido foram presos, quatrocentos ou quinhentosexecutados sem julgamento e o 18 congresso do PCUS reunido em 1939 continha 37 sobreviventes dos 1827 delegados presentes em 1934 (p.380).

A combinação explosiva do fracasso do liberalismo, dos nacionalismos fascistas e do socialismo stalinista só poderia levar o mundo a uma nova guerra mundial. Fato determinante foi a aliança entre Inglaterra, EUA e URSS contra as potências do eixo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Avançado
  • Membros
  • Membro
  • Membros
  • Membros
  • Membros
  • Controle avançado
  • Excel Avançado

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!