Membrana Celular
GUARULHOS
2014
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 03
2. COMPOSIÇÃO DA MEMBRANA CELULAR 04
2.1 MEIOS DE TRANSPORTE QUE OCORRE COM A MEMBRANA CELULAR 05
3. CONCLUSÃO 07
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS 08
1. Introdução
Toda célula precisa estar envolvida por algum tipo de estrutura que controle o que nela pode entrar e sair, é a membrana celular a responsável por esse controle (permeabilidade seletiva) em todas as células que existe.
A membrana celular é uma característica universal entre os seres vivos: todas as células (animais, vegetais, fungos e microrganismos) têm uma membrana externa que as recobre e delimita. Além da membrana plasmática, no entanto, a maioria das células possui envoltórios ou revestimentos adicionais.
As células são as unidades fundamentais de organização dos seres vivos, todas as células precisam interagir com o mundo exterior para sobreviver. É uma estrutura seletiva que permiti a entrada de nutrientes e, ao mesmo tempo, a saída de resíduos tóxicos ou dos produtos secretados pela célula.
As células vivas interagem e trocam materiais e energia com o meio externo e para que isso ocorra, a membrana que delimita a célula não pode ser impermeável, ela deve exibir permeabilidade seletiva. Esse comportamento seletivo se relaciona com as características estruturais da membrana celular, uma bicamada lipídica parcial ou inteiramente transpassada por canais proteicos ou proteínas transportadoras.
Funciona como uma barreira de permeabilidade que permite à célula manter um meio químico apropriado para os seus processos metabólicos, regular o volume citoplasmático e transferir informação sob a forma de sinais químicos e elétricos. As membranas que revestem as várias organelas (núcleo, mitocôndria, retículo endoplasmático, lisossomos e aparelho de Golgi) permitem a compartimentalização funcional da célula, com possibilidade de limitar processos bioquímicos a