membrana celular
(bactérias e cianobactérias), nas células de alguns protistas, nos fungos e nos vegetais. Ausentes nas células animais.
Membrana plasmática – encontrada em todas as células .A membrana plasmática é semelhante em todos os organismos é sempre formada de lipídios e proteínas.
Sua composição química varia sendo que nos vegetais é basicamente composta de celulose; nos fungos a principal substância é a quitina em alguns grupos também
a
celulose, e nas bactérias por peptidoglicanos; em alguns protistas como as diatomáceas é composta de sílica.
Paredes celulares ou
Parede celulósica mais
A parede celular é também chamada de parede celulósica por ser a substância encontrada nesta estrutura.
Em células vegetais jovens a parede celular é fina e é chamada de parede celular primária. O espaço delimitado por esta parede chama-se LUMEN CELULAR e é ocupado pelo PROTOPLASMA ( membrana plasmática, citoplasma e núcleo),. O protoplasma de uma célula comunica-se com o da célula vizinha por meio de pontes nos poros da parede; são chamados de PLASMODESMOS.
Célula Vegetal
Em células vegetais adultas a parede celular passa a se chamar de parede secundária e pode apresentar algumas deposições de outras substâncias como a lignina e a suberina polissacarídeos que lhe dão maior resistência mecânica.
Propriedades da parede celular- Resistência à tensão e permeabilidade não seletiva.- muitas são resistentes à microrganismos.
Membrana plasmática:
A membrana celular é a parte que delimita todas as células vivas, tanto as procariontes como as eucariontes. Ela estabelece a fronteira entre o meio intra-celular e o meio extracelular. (750 nanômetros,)
. Em l954 por Dawson e Danielli –quatro camadas moleculares: proteínas externas e lipídios internas;
. Somente em 1972 Singer e Nicolson - modelo do mosaico fluido- onde há
duas