medidas governamentais de apoio social ao aluno

Páginas: 12 (2766 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2013
AFARP
FACULDADES DE RIBEIRÃO PRETO
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA






MEDIDAS GOVERNAMENTAIS DE APOIO SOCIAL AO ALUNO







RIBEIRÃO PRETO
2013





MEDIDAS GOVERNAMENTAIS DE APOIO SOCIAL AO ALUNO


Trabalho Acadêmico realizado no 7º Período do Curso de Pedagogia
Disciplina: Prática de Formação IV






RIBEIRÃO PRETO
2013

A educação mundial sofreumuitas mudanças desde os primórdios até os dias de hoje, e, em cada tempo/espaço, a educação atendeu determinados objetivos correspondentes ás visões de homem e de mundo, portanto passou por algumas fases até chegarmos á educação atual, também chamada de educação moderna. São fases da educação mundial:
EDUCAÇÃO PRIMITIVA: Por mais que não existam provas, alguns historiadores afirmam que aeducação entre os povos primitivos ocorria de maneira espontânea, as crianças e os jovens aprendiam por imitação, observando os maiores. Com o passar dos séculos, a observação de fenômenos meteorológicos, alguns rituais sagrados e a preparação para a guerra passou a fazer parte da educação dos jovens que eram treinados para isso.
EDUCAÇÃO ORIENTAL: Foi desenvolvida por povos civilizados e, ao longo dotempo, tornou-se uma educação intencional. A escrita sistematizada, associada com a organização social que se estabeleceu, levou á criação de escolas e mestres em alguns países orientais. No Egito as crianças entravam na escola por volta dos 6 ou 7 anos e a educação era diferente para a população, existiam as escolas elementares, onde se aprendia a ler, escrever e contar, que era direcionada ao povoe as escolas superiores ou eruditas, onde além de aprender a ler, escrever e contar, aprendiam astronomia, matemática, musica, poesia e essas escolas eram direcionadas aos filhos dos funcionários.
EDUCAÇÃO CLÁSSICA: Desenvolvida entre os séculos V A.C e V d. C, diz respeito á educação ocidental e compreende a Roma e a Grécia. A educação grega passou por 4 períodos, cada um com característicaspróprias: educação heroica (poemas homéricos), educação cívica (Atenas e Esparta), educação clássica/humanista (Sócrates, Platão e Aristóteles) e helenístico-enciclopédica (cultura Alexandrina). Já a educação romana teve 3 períodos principais: heroico-patrícia (V—III A.C), de influência helênica (III—I A.C) e Imperial (I A.C—V d. C) e por mais que ambas fossem muito parecidas a cultura e a educaçãogrega e romana possuíam pontos de divergência de significados.
EDUCAÇÃO MEDIEVAL: Era uma educação de caráter extremamente religioso, dogmático, com predominância de matérias abstratas e prejudiciais a educação intelectual e científica. É empregado o uso do latim como língua única.
EDUCAÇÃO HUMANISTA: É criada durante o período da Renascença e era uma educação que deixava de lado a disciplina eautoridade predominantes e incentivava o desenvolvimento do pensamento livre e crítico. As chamadas “matérias científicas” voltam ao currículo em segundo plano. Surge o colégio humanista, onde se estuda o latim e o grego e os exercícios físicos são valorizados.
EDUCAÇÃO CRISTÃ REFORMADA: Surge como resultado da reforma religiosa no século XVI. As ordens religiosas (como os jesuítas) foramresponsáveis pela disseminação do Cristianismo por meio da educação durante os séculos. Era ministrada uma educação inspirada nas escolas humanistas.
EDUCAÇÃO REALISTA: Dá inicio aos métodos de educação modernos com base na filosofia e nas ciências de Galileu, Copérnico, Newton e Descartes.
EDUCAÇÃO NATURALISTA: Essa educação teve base nas ideias de Rosseau e teve uma influência decisiva na educaçãomoderna. Rosseau defendia uma educação integral, que atenda aos aspectos físicos, intelectuais e morais. Defendia ainda que cada aluno deveria ter apenas um educador. Suas ideias serviram de inspiração para muitos pensadores e educadores, entre eles, Pestalozzi.
EDUCAÇÃO NACIONAL: Pressupôs para o Estado a responsabilidade do Estado, o fornecimento da escola primária, universal, gratuita e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Medidas de Apoio à Contratação
  • Apoio aos alunos com dificuldades de aprendizagem
  • Medidas Sociais
  • MEDIDAS SOCIAIS
  • Material de Apoio alunos at principios
  • O educador social e o apoio à toxicodependência
  • Práticas de Apoio Social
  • Exemplos de medidas governamentais que influenciaram a vida economica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!