SISTEMA GENITAL MASCULINO E SUAS CARACTERISTICAS

Páginas: 12 (2936 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2013
SISTEMA GENITAL MASCULINO
TESTÍCULOS E ENVOLTORIO
Os testículos ovóides ficam suspensos dentro do escroto por meio dos funículos espermáticos onde o esquerdo esta em geral em um nível inferior ao direito. Os testículos produzem espermatozóides (células germinativas masculinas) e hormônios, principalmente testosterona. Os espermatozóides são formados nos longos tubos seminíferos (convolutos)que são unidos pelos túbulos retos à rede do testículo. O testículo é revestido por uma membrana fibrosa – túnica albugínea. A lâmina visceral da túnica albugínea é uma membrana serosa transparente brilhante, está intimamente aplicada ao testículo, epidídimo e à parte inferior do ducto deferente. A lâmina parietal da túnica albugínea, adjacente à fáscia espermática interna, é mais extensa do que alâmina visceral e estende-se superiormente por uma curta distância na parte distal do funículo espermático. Uma pequena quantidade de líquidos na cavidade da túnica albugínea do testículo separa as lâminas visceral e parietal, permitindo que os testículos se mova livremente no escroto.
Delicados septos dividem incompletamente o testículo em lóbulos cuneiformes, são os lóbulos do testículo. Osápices destes lóbulos em forma de cunha convergem e formam o mediastino do testículo, que é uma massa de tecido fibroso continuo com a túnica albugínea. Nos lóbulos localiza-se o parênquima do testículo: consiste de túbulos seminíferos contorcidos, ao nível dos quais tem lugar a espermatogênese. A medida que esses túbulos se aproximam do ápice dos lóbulos, tornam-se retilíneos e passam a serdenominados túbulos seminíferos retos. Estes, por sua vez, vão se anastomosar, formando a rede testicular, que atravessa o mediastino do testículo. Desta rede formam-se 15 a 20 canais, os dúctulos eferentes do testículo, que penetram no epidídimo.
Os testículos são formados na cavidade abdominal e durante o desenvolvimento fetal descem na direção do escroto, para ocupá-lo definitivamente, o que ocorreem geral até no oitavo mês de vida intra-uterina.
EPIDÍDIMO
O epidídimo é formado por circunvoluções diminutas do ducto do epidídimo, tão firmemente compactadas que parecem sólidas. O epidídimo situa-se na face posterior do testículo, que é coberto por uma túnica vaginal exceto na sua margem posterior na qual o epidídimo se situa. Os espermatozóides são aí armazenados até o momento da ejaculação(fenômeno da eliminação do sêmen). O ducto deferente começa na cauda do epidídimo, como a continuação de parede relativamente espessa do ducto do epidídimo. Os ductos eferentes transportam os espermatozóides recém-formados da rede do testículo para o epidídimo, onde são armazenados até que amadureçam. A rede do testículo é uma rede de canais na terminação dos túbulos seminíferos. O epidídimoconsiste em:

-Uma cabeça que é a parte superior expandida composta de lóbulos formados pelas extremidades espiraladas de 12 a 14 dúctulos eferentes;
-Um corpo que consiste no ducto do epidídimo convoluto.
-Uma calda que é continua com o ducto do epidídimo convoluto, que transporta os espermatozóides do epidídimo para o ducto ejaculatório para expulsão na parte prostática da uretra é continua como ducto do epidídimo convoluto, que transporta os espermatozóides do epidídimo para o ducto ejaculatório para expulsão na parte prostática da uretra.
DUCTO DEFERENTE
É a continuação da cauda do epidídimo e conduz os espermatozóides até o ducto ejaculatório, sobe no funículo espermático, passa através do canal inguinal, cruza sobre os vasos ilíacos externo e entra na pelve, passal ao longo daparede lateral da pelve, onde se situa externamente ao peritônio parietal, termina unindo-se ao ducto da glândula seminal para formar o ducto ejaculatório. Considerando-se que os testículos estão localizados externamente à parede da pelve e que o ducto ejaculador encontra-se dentro da cavidade pélvica, torna-se necessária a existência de um túnel através da parede do abdome para permitir a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sistema Genital Masculino
  • sistema genital masculino
  • Sistema Genital Masculino
  • SISTEMA GENITAL MASCULINO
  • Slides Sistema Genital Masculino
  • Sistema genital masculino e feminino
  • Câncer no sistema genital masculino
  • Sistema genital masculino

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!