Mecanismo de defesa

Páginas: 3 (684 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2013
Os mecanismos de defesa operam de forma inconsciente e tendem a negar, falsificar ou distorcer a realidade, pois, só dessa forma, o indivíduo consegue suportar as angústias do seu cotidiano. Essesmecanismos podem ser usados por pessoas saudáveis, porém o que vai caracterizar os níveis de neurose será a quantidade de mecanismos de defesa usado pelos indivíduos em seu cotidiano.

Os principaismecanismos de defesa são:
Negação: é a tentativa do Ego de não aceitar um fato ou situação real. É comum as pessoas fantasiarem as situações, que na verdade não aconteceram. Exemplo: Um funcionário aoser descoberto roubando e/ou danificando uma peça no setor de produção, justifica-se da seguinte forma: - "Nunca peguei aquela peça, senhor. Ela já estava danificada quando a peguei e em seguIda, adevolvi em perfeito estado de uso".

Repressão: A essência da repressão consiste simplesmente em afastar determinada coisa do consciente mantendo-a a distância". Isso significa que por este mecanismoo indivíduo procura afastar da consciência, algo que lhe causaria grande ansiedade. Requer, porém um consumo alto e constante de energia para manter a repressão. Muitas doenças psicossomáticas, taiscomo asma, artrite, úlceras podem estar ligadas a esse mecanismo.

Racionalização: Racionalização é o mecanismo pelo qual o indivíduo procura encontrar motivos aceitáveis para pensamentos,sentimentos e ações inaceitáveis.
É sempre usado quando queremos justificar nosso comportamento diante de situação ou atos que não são recomendáveis. Esse comportamento disfarça nossos motivos, para tornarnossas ações aceitáveis. Estória que ilustra o conceito:

Formação reativa: Por esse mecanismo a pessoa substitui na consciência um impulso ou sentimento que produz angústia pelo seu oposto. O ódiosubstituído pelo amor. Nessas situações o impulso ou sentimento básico está presente, mas é atenuado por outro que não causa a ansiedade. Via de regra na formação reativa ao externar o sentimento, a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Mecanismo de Defesa
  • MECANISMOS DE DEFESA
  • Mecanismos de defesa
  • Mecanismos de defesa do eu
  • MECANISMO DE DEFESA
  • Mecanismos De Defesa
  • Mecanismos de Defesa
  • Mecânismos de defesa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!