mecanico

Páginas: 22 (5397 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
Objectivo
O objetivo principal deste trabalho é de mostrar uma peça trabalhada no torno CNC, sem interferência humana na usinagem, isto é, por ser automático. E é de mera importância mostrar au mundo principalmente em Angola, a forma de uma peça trabalhada num torno CNC, visto que em muitas empresas já utilizam o torno e fresadora CNC, para o rápido preparo, peças obtidas com precisão edimensão exata, e peças obtidas segundo o turno.
Este trabalho tem também como objetividade, mostrar as empresas que ainda não possuem estas máquinas, ou ainda não encontraram um bom operador ou torneador e programador, que é certo aprender, gastar para empreendimento, e selecionar os bons e aptos operadores. Espero que este projeto sirva como fonte de iluminação de muitos vocacionados a mecânica, eprincipalmente no curso de Metalomecânica e Mecatrónica.



















Capítulo I









1.1. Introdução
No presente trabalho abordarei sobre um tema muito importante para área industrial, principalmente no ramo da mecânica propriamente no curso de metalomecânica, já que o tema diz tudo execução de peça no torno CNC, neste projecto vamos encontrar váriospontos importantes, para conhecermos o torno CNC. A simbologia “CNC” significa Comando Numérico computarizado, isto é, sendo o torno uma máquina ferramenta usada para torneamento, assim acompanhado com o CNC fica definido desta forma: é uma máquina ferramenta onde os movimentos dos eixos X e Z são controlados por um computador dedicado, e é um torneamento automatizado.
Ao decorrer dotrabalho veremos como ela funciona e como devemos lidar com a mesma máquina. Para executar uma peça neste torno passamos em vários procedimentos de fácil realização, ou seja, para manejar a máquina devemos ter em conta o funcionamento correto, e devidamente ajustado. E só assim podemos partir para execução prática daquilo que aprendemos.
CNC tem um histórico conforme também as outras máquinas,as mesmas surgiram para economizar mão-de-obra. Há muitos anos atrás foi criado o torno onde na qual os operadores torneavam manualmente, com evolução do tempo, chegaram a construir um torno automático acionado por came, depois de várias experiências surgiu torno CN “Comando Numérico” mais com o desenvolvimento do mundo e o aparecimento das novas tecnologias numerosamente surgiu o torno CNC parafacilitar mais no processo de fabricação das peças com ajuda do computador, tudo isso para facilitar os operadores juntamente com as indústrias, para economizar a mão-de-obra, ter números de peças acabadas e obtida com precisão e com as dimensões pretendidas, mais tendo em conta com um custo elevado das maquinas. CNC utiliza o torno e fresadora, as duas máquinas têm uma ligação por terem CNC,embora que as fresadoras CNC surgiram primeiras, em relação aos tornos CNC. Particularizando o torno CNC, ela ocupa e preenche uma grande importância na indústria, principalmente na área da mecânica.
Os tornos automáticos são aplicados em geral e de forma extremamente econômica, na produção seriada de grandes e médios lotes. Porém, o torno CNC «que é também automático» permite a produçãoeconômica de pequenas séries, (dependendo do diâmetro máximo do torno a utilizar) face ao rápido tempo de preparação da máquina.








Capítulo II









2. Surgimento do CNC
Desde os tempos mais remotos o homem sempre sentiu necessidade de inovar e desenvolver várias técnicas para o seu próprio benefício. Se nós olharmos neste tempo, o homem usava muita força para fazer umapeça, pode ser uma espada, catana, cremalheira para carroça e outras mais, tudo isso forjando, ou seja, forjamento, graças a Deus com a capacidade que foi concebida ao homem de raciocinar, então com o decorrer do tempo o homem começou a utilizar várias técnicas, e começou usar máquina para diminuir os seus esforços físicos.
Ora no processo de pesquisa para melhoria dos produtos, aliado ao...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Mecanico
  • Mecanico
  • Mecanico
  • mecanico
  • mecanico
  • Mecânico
  • MECANICO
  • Mecanico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!