matemoatica

1162 palavras 5 páginas
Resumo
Aula-tema 03: Arquitetura RISC e CISC

Nessa aula, trataremos das arquiteturas RISC E CISC. Por meio de uma análise comparativa, listaremos as características principais de cada uma e as diferenças entre elas. Ao final desta aula, seremos capazes de entender as arquiteturas RISC e CISC e seus exemplos, conhecendo as premissas de cada arquitetura e sabendo diferenciá-las.
Com o intuito de evitar desperdícios de alguns recursos computacionais, estado de espera, entre outros fatores de risco, foram criadas as arquiteturas RISC e
CISC. (HENNESSY & PATTERSON, 2009).
A arquitetura RISC (do inglês Reduced Instruction Set Computer) é a identificação de um tipo de arquitetura de CPU oposta à arquitetura CISC (do inglês
Complex Instruction Set Computer). Como o próprio termo do inglês sugere, a arquitetura RISC representa um computador com conjunto reduzido de instruções, enquanto a arquitetura CISC representa um computador com conjunto complexo de instruções. Vale ressaltar que muitas máquinas RISC não possuem instruções para multiplicação ou divisão; por isso, uma operação de multiplicação, por exemplo, é executada por meio de sucessivas somatórias e deslocamentos.
Nas arquiteturas do tipo RISC, apenas operações do tipo LOAD/STORE acessam a memória. Estas operações executam uma instrução por ciclo de clock, o que permite que se obtenha, assim, uma redução dos ciclos.
Para definir o conjunto de instruções de um computador RISC, os projetistas basicamente analisam aplicações para identificar operações-chave, projetam o processador que seja eficiente para tais operações, projetam instruções que realizam as operações-chave, acrescentam mais instruções que venham a ser necessárias, sempre cuidando para não influenciar a velocidade da máquina.
Na arquitetura RISC, a quantidade de instruções é menor do que das máquinas CISC, e seus endereçamentos também são poucos. Tais instruções são executadas diretamente pelo hardware, sem interpretador.

Relacionados