MATEMATICA

Páginas: 5 (1018 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
-28-
CONTAS
Conta é um nome técnico que identifica um Componente Patrimonial (Bem, Direito, Obrigação ou Patrimônio Líquido) ou um Componente de Resultado (Despesa ou Receita).
Todos os acontecimentos que fazem parte do dia-a-dia da empresa, responsáveis pela gestão do patrimônio – como compras, vendas, pagamentos, recebimentos etc., são registrados pela contabilidade por meio de contas.Classificação das Contas
As Contas podem ser classificadas em dois grupos: contas patrimoniais e contas de resultado (Teoria Patrimonialista).
As Contas Patrimoniais são as que representam os elementos componentes do patrimônio. Dividem-se em Ativas (representativas dos bens e dos direitos) e Passivas (representativas das obrigações e do Patrimônio Líquido).

BALANÇO PATRIONIALATIVO
PASSIVO
Bens
Caixa
Veículos

Direitos
Duplicatas a Receber
Promissórias a Receber
Total do Ativo
Obrigações
Fornecedores
Duplicatas a Pagar

Patrimônio Líquido
Capital

Total do Passivo

Nota: Dizemos que as contas de resultado provocam variações patrimoniais porque as receitas geram lucros que aumentam oPatrimônio Líquido e as despesas geram prejuízos que diminuem o Patrimônio Líquido. Assim, as despesas e as receitas provocam variações para mais ou para menos no Patrimônio Líquido e consequentemente produzem modificações no patrimônio da empresa.

As Despesas caracterizam-se pelo consumo de bens e pela utilização de serviços durante o processo de obtenção da receita. Por exemplo , o consumo de: energiaelétrica, materiais de limpeza, café, materiais de expediente (canetas, papéis, lápis, impressos etc.)., serviço telefônico etc.
Veja algumas Contas de Despesas
Água e Esgoto Impostos
Aluguéis Passivos Material de Expediente
Café e Lanches Juros Passivos
Contribuições Previdênciárias Energia Elétrica e Comunicação
Descontos Concedidos Material de Limpeza
Despesa eBancárias Salários
Fretes e Carretos Prêmios de Seguros

As Receitas decorrem da venda de bens e da prestação de serviços. Há um número menor de receitas que despesas, sendo as mais comuns representadas pelas seguintes contas:
Alugueis Ativos Vendas de Mercadorias
Descontos Obtidos Receitas de Serviços
Juros Ativos

Existem contas de Resultado que podem aparecer tantono grupo das despesas quanto no grupo das receitas. É o caso dos Aluguéis, dos Juros e dos Descontos.

-29-

Função das Contas
As contas exercem papel de grande importância no processo contábil. Por meio delas a contabilidade controla a movimentação de todos os componentes patrimoniais (contas patrimoniais), extrapatrimoniais (contas de compensação) e das variações do PatrimônioLíquido (contas de resultado).
Usando as contas, a contabilidade atinge sua principal finalidade: suprir os usuários de informações acerca do da conta patrimônio e de suas variações.

Noções de débito e crédito
As contas são movimentadas através de débitos e créditos nelas lançados.
Convencionou-se denominar o lado esquerdo do gráfico em T, utilizado para o controle das contas, de lado dodébito, e do lado direito, de lado do crédito.
Estabeleceu-se, ainda, considerar as conas do Ativo e as contas de Despesas como sendo de natureza devedora, e as contas do Passivo bem como as contas de receitas, sendo de natureza credora.
Resumindo:
Entradas de dinheiro no caixa = débitos Caixa (lança-se no lado esquerdo do gráfico).
Saídas de dinheiro do caixa = créditos da conta Caixa (lança-seno lado direito do gráfico)

Plano de Contas
É um conjunto de contas, diretrizes e normas que disciplinam as tarefas do setor de contabilidade, objetivando a uniformização dos registros contábeis.
O Plano de Contas constitui ferramenta indispensável no desenvolvimento do processo contábil, sendo que cada empresa deve elaborá-lo, tendo em vista as suas particularidades, observando-se os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • matematica
  • matematica
  • Matemática!
  • Matemática
  • matemática
  • Matematica
  • matematica
  • Matematica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!