MatCont I

807 palavras 4 páginas
ENTREGA 02
Materiais Poliméricos
Assunto Macro

Piso Vinílico
Assunto Micro

Robson Luis Ferreira de Assis Junior
Universidade Estácio de Sá
Engenharia Civil
Rlf15junior@gmail.com

Thiago Thielmann de Araújo
Engenharia Civil thiagoaraujothg@gmail.com 1 INTRODUÇÃO
Buscando diminuir os custos e ainda aperfeiçoar alguns elementos numa obra de construção civil, descobriu-se que o plástico, material deformável quando exposto a aumento de temperatura e/ou pressão, seria de grandes benefícios.
Tudo começou quando na Segunda Guerra Mundial (1939), havia a necessidade de um isolante elétrico para os radares militares, e a partir daí se deu a crescente utilização do polímero.
O nome tem origem grega: poli = muitos + meros = partes, ou seja, muitas partes. E então, deu-se ao processo de criação do polímero o nome de polimerização.
A utilização desse material para revestimentos em geral foi de grande avanço para a contrução civil, e dessa descoberta surgiu o piso vinílico que é um material derivado do aperfeiçoamento do PVC e reúne inumeras vantagens desde sua resistência até o visual.
2 DESENVOLVIMENTO

Materiais Poliméricos

Usualmente o termo “plástico” é utilizado para designar os materiais poliméricos. Porém, seu uso de forma genérica, não é apropriado. A palavra plástico que dizer “capaz de ser moldado”. Embora, os materiais assim designados, não tenham necessariamente essa propriedade, mas a apresentaram em algum momento de sua fabricação, quando então foram moldados.
Quimicamente os polímeros são materiais naturais ou sintéticos e geralmente possuem origem orgânica, compostos por cadeias com altos pesos moleculares. São obtidos pelo processo de polimerização, que formam estruturas moleculares que consistem na repetição de pequenas unidades, chamadas meros. O tamanho e a estrutura da molécula do polímero determinam as propriedades do material plástico.

Imagem 1 - Processo de polimerização.

Os materiais poliméricos possuem ductilidade, expressada através do

Relacionados