Marketing 1

Páginas: 5 (1034 palavras) Publicado: 9 de junho de 2013
1. O que é estratégia de desnatação e de penetração?
A estratégia de desnatação de mercado consiste assim no estabelecimento, para um novo produto inovador, de um preço elevado (particularmente tendo em conta os custos de produção) durante o primeiro período do respetivo ciclo de vida.
A estratégia de penetração no mercado consiste basicamente na fixação de um preço reduzido, inicial no sentidode tornar possível uma rápida e profunda aceitação do produto em causa no mercado correspondente.
A estratégia de desnatação opõe-se à estratégia de penetração, na medida em que esta preconiza a fixação inicial de preços baixos de forma a atrair num curto espaço de tempo o maior número de clientes possível.

2. Quais os objetivos mais comuns de preços? Explique apenas um deles.
Os objetivosmais comuns sobre os preços são: retorno no investimento; objetivos de concorrência; preços promocionais; fatia de mercado e fluxo de caixa”. Já Kotler (2000, p.478) considera como principais objetivos, “sobrevivência, maximização do lucro atual, maximização da participação de mercado, desnatamento máximo do mercado ou liderança na qualidade do produto”.

A sobrevivência da empresa no mercado éconsiderada como um fator determinante para a precificação dos produtos. Uma escolha errônea de preço pode resultar em pouca venda e enormes prejuízos para a organização. No entanto, a sobrevivência não pode ser apenas o único fator na hora de determinar o preço, pois pode comprometer o futuro da empresa, uma vez que muitos autores consideram a sobrevivência uma visão de curto prazo.

3. Quais ospassos para a determinação do preço?
As decisões de preços são importantes, pois afeta o volume de vendas de uma empresa e quanto de recursos ela recebe.

1. Avaliação dos fatores estáveis da empresa
2. Determinação do custo unitário e total do produto
3. Determinação dos objetivos da determinação do preço
4. Cálculo da remuneração do capital da empresa
5. Avaliação qualitativa daconcorrência da empresa
6. Avaliação do mercado em potencial
7. Avaliação do composto mercadológico
8. Avaliação dos efeitos das diretrizes

4. O que é determinação de demanda e do custo?
Determinação de demanda: É preciso tentar identificar o quanto o preço é importante e influenciador da demanda. Em uma situação normal preço e demanda são inversamente relacionados: quanto maior o preço menor é ademanda. Porém existem situações em que acontece o contrário. Fatores que podem ajudar a compreender a sensibilidade ao preço:* Valor único ou produto exclusivo; *Consciência da existência de substitutos; *Dificuldade de comparação;* Dispêndio total (valor do produto em relação à renda do comprador); *Benefício final;* Custo compartilhado (parte do custo é assumida por terceiros); *Investimentoreduzido (utilização em conjunto com outros bens comprados anteriormente); *Preço-qualidade (qualidade, prestígio, status);
Determinação de custo: O calculo do custo é feito de cima para baixo, ou seja, primeiro é decidido o preço de venda (utilização de pesquisas de mercado ou benchmarking), depois é deduzido o lucro desejado e então o que sobrou será dividido entre os diversos componentes docusto total.

5. Cite um tipo de preço, conforme a determinação da política de preço.
Preços Costumeiros: são os que os consumidores estão acostumados a pagar a empresa deverá seguir caso pretenda ingressar no mercado. Exemplos: chocolates ou doces, os consumidores estão acostumados a pagar dentro de determinada faixa de preço e dificilmente aceitarão produtos mais caros.

6. O que é canal dedistribuição e movimentação física.
Um canal de distribuição corresponde a uma ou mais empresas ou organizações que participam do fluxo de produtos e/ou serviços desde o produtor até o cliente ou consumidor final. Normalmente, a organização pensa em entregar diretamente a seus clientes, porém nem sempre é possível, ou seja, muitas vezes utiliza outras organizações para distribuir todos os seus...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • As Eras Do Marketing 1
  • Marketing 1
  • Marketing 1
  • Marketing 1
  • MARKETING 1
  • Marketing 1
  • Aula 1 Marketing 1
  • Marketing 1 to 1

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!