Inquéritos dieticos

1255 palavras 6 páginas
Diário Alimentar
Este e um metodo em que o entrevistado anota de modo detalhado, em um formulario proprio, todos os alimentos e bebidas consumidos ao longo do dia. As medidas devem ser relatadas logo apos a ingestao dos alimentos para que nao ocorra erro de memoria do individuo. Este inquerito deve ser repetido por nao mais que quatro dias consecutivos, pois pode cansar o entrevistado. Treinamento previo se faz necessario a fim de que se tenha maior eficacia.
Uma vantagem da utilizacao desse metodo e o fato de que o registro e feito na hora em que o alimento esta sendo consumido, assim, ele nao se baseia na memoria do individuo. Alem disso, pode fornecer informacoes detalhadas sobre alimentos e padroes alimentares. Os dias de registros podem ser distribuidos num dado periodo, proporcionando uma melhor estimativa da ingestao alimentar habitual, ao inves de realizar o registro de muitos dias consecutivos.
Aplicabilidade: Algumas desvantagens devem ser consideradas, como necessidade de individuos alfabetizados, alteracao de habitos alimentares durante o periodo de execucao e omissao de certos tipos de alimentos. Alem disso, quando o registro propoe a pesagem dos alimentos, a necessidade de cooperacao torna- se ainda maior, no entanto, proporciona resultados mais fieis. Por ser mais onerosa, a utilizacao do Diario Alimentar e restrita a pequenas amostras, que apresentam motivacao e que sejam capazes de seguir procedimentos de pesagem e registro adequado.
Essa tecnica requer que os sujeitos mantenham um continuo registro de alimentos consumidos e seus pesos e quantidades estimados, o que pode ser feito em formato padrao, diariamente; alguns trabalhos incluem o uso de pequenos cadernos ou mini-gravadores. A pesagem estimada de alimentos pode ser convertida em nutrientes, utilizando-se tabelas de composição.
Recordatório Alimentar de 24 horas
O Recordatorio Alimentar e provavelmente a tecnica mais amplamente empregada em pesquisas,

Relacionados

  • A história da nutrição
    473 palavras | 2 páginas
  • Nutricionista no Brasil
    526 palavras | 3 páginas