maria

Páginas: 7 (1608 palavras) Publicado: 8 de maio de 2014
Uma Tal Maria
Reporter /Maria Lavadera /MariaGari /Maria Costureira /Maria Enfermeira /MariaEsperança
Rep.- ( Andando de um lado para o outro, a procura de alguma coisa):Onde será que anda essa tal Maria, que disseramser uma mulher maravilhosa?
Faz tempo que eu a procuro. Andei por ruas avenidas, no centro da cidade e na classe alta. Fui a banquetes e recepçõesde gente grã-fina...Frequentei as altas rodas da sociedade e até agora nada:(procurando na plateia): Será que se escondeu por aqui? Ousadia parece que não falta a essa tal Maria (...) Ou será que tudo não passou de uma brincadeira de mau gosto? (pensativo): Mas me asseguraram que realmente essa tal Maria não era assim tão comum. As referencias foram as melhores. Também, se não fosse uma mulher especial, o chefe nãoiria querer uma reportagem com esse destaque. O dono da emissora quer notícias quentes, bombas, furos!( desistindo): É, devo reconhecer que mulher como essa só deve existir na cabeça dos sonhadores. Isso é coisa de novela mesmo!(quando vai saindo palco encontra-se com...)
Rep. - Por favor, por favor, minha senhora, poderia me dar uma informação?
Lav. - Pois não seu moço, pode falar!
Rep .- Nãovou atrapalhar seu serviço?
Lav. – Não é claro que não! (curiosa): O senhor por acaso é da Rede Bobo? Ou é do Silvio Chão? Sabe? Tenho cinco carnê do baú da infelicidade.
Rep. – (rindo) Não eu sou da Rede Chacota.Estou querendo fazer uma reportagem especial com uma mulher especial, uma criatura fantástica, que todos chamam de Maria.
Lav. – Mas aqui somos todas Marias!
Rep. – A senhora pareceque não entedeu. A que eu procuro é especial , diferente..
Lav. – acho que o amigo se enganou. Nesse bairro, todo mundo é igual, na vida e na morte também. Nasce todo mundo no mesmo barraco, invadido na mesma terra, e junta os pés no mesmo cixão. Pega o mesmo ônibus, recebe o mesmo salário de fome e é explorado pelos mesmos patrões. Apanha da mesma polícia e vota no mesmo candidato: quem der mais(...) Não tem essa de um querer ser melhor que o outro não.
Rep. – Então , a senhora não conhece mesmo essa tal Maria que eu estou procurando?
Lav. – Acho que o senhor bateu na porta errada, moço! As Marias aqui- eu vou lhe contar só um pouquinho – as Marias aqui lavam roupa o dia todo. E tudo roupa de ganho, que roupa nossa mesmo, só uns farrapos (mostrando) coisa comprada no bazar.Olha só asmãos (mostrando), fica tudo cortada de sabão. Água sanitária estraga a pele, sabia? (...) É a mesma luta de sempre do nascer ao pôr do sol: caminhar par apegar a trouxa de roupa na casa das madame e depois dar um duro danado para entregar no dia marcado. E quando vai receber o pagamento, ah! É aquela micharia que mal dá pra comprar o pão e o leite das crianças. Me desculpe, seu moço mas as Mariasque eu conheço são assim.( a mulher sai caregando a trouxa de roupas, e vem vindo a outra)( entra uma gari varrendo)
Rep. – Bom dia minha senhora! Por favor, há muito tempo que estou à procura de uma mulher especial, diferente de todas as mulheres. Por acaso a senhora não a viu por aqui?
Gari – Olha moço. Faz um tenpão que eu estou varrendo esta rua .Para ser sincera,eu nem reparo direito quempassa por aqui.
Rep. – Mas, essa mulher, essa tal Maria, quando passa, o povo pára para olhar, para adimirar sua beleza.
Gari – Pois hoje, aqui o povo só parou pra ver a polícia batendo em duas proatitutas, que faziam a vida nessa zona.
Rep. – Tem certeza de que não passou essa Maria que eu procuro?
Gari – Por aqui, como eu tô lhe dizendo, passa um montão de gente, um montào de Maria. Maria detodos os nomes, de toda cor, principalmente Maria Aparecida, que quase sempre é pretinha que nem eu. Tudo gente pobre, que gente rica, as madame, passa mesmo é nos seus carrão de luxo!
Rep. – Muito obrigado! Pelo que vejo, aqui com a senhora , tambe’m não vou fazer minha reportagem.
Rep. – Boa tarde, com licença... (vem chegando outra, agora uma costureira)
Cost. – Vá falando, vá falando. De...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Maria
  • maria
  • Maria.
  • Maria
  • Maria
  • Maria
  • Maria
  • Maria

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!