Maria

Páginas: 3 (688 palavras) Publicado: 4 de abril de 2014
Manejo Geral das Matrizes
Devem ser notadas as datas da cobertura e das possíveis datas do parto das fêmeas cobertas. Após a cobertura observar o retorno ou não do cio pela matriz. Em parte finalda prenhez separar as matrizes em piquetes maternidades e também melhorar sua alimentação conforme as recomendações de manejo alimentar.
As matrizes devem ser mantidas em lugares homogêneos e o localonde o parto devera ocorrer deve ser tranquilo e higienizado. Evitando a presença de outros animais.
Após o parto a matriz deve reconhecer a cria e o tratador deve observar se a mesma expulsou aplacenta.

Manejo Geral das Crias
Após o nascimento a cria deve mamar o colostro, que é o primeiro leite. Colosso é rico em proteínas e anticorpos, que irão proteger a cria de doenças. A cria deveingerir nas suas primeiras 48 horas de vida.
Logo após o parto deve-se proceder também, do corte e cura do umbigo. O umbigo deve ser cortado, deixando-o com um tamanho de aproximadamente três dedos aquatro centímetros. O colo umbilical deve ser em seguida mergulhado em um frasco, com boca larga, contendo iodo a 10%.
Partes dos cuidados da cria são anotar junto dados o dia do nascimento, o numeroda mão e o numero do pai. A partir do nascimento é importante o acompanhamento periódico através de passagens mensais, do desempenho das cria.

Desmame
O desmame no sistema extensivo é realizadoaos seis meses de idade. Portanto, para que haja eficiência no sistema de produção.
A Embrapa Caprinos propõe em seu pacote tecnológico a redução de seis para no máximo três meses. Sendo assim para oatual sistema de três partos em dois anos, o período ideal é de 60 a 75 dias.


Marcação
Há várias maneiras de marcar os animais de um rebanho. É necessário que o produtor tenha todos os animaismarcados e identificados de modo que possa acompanhar sua vida produtiva e reprodutiva dentro do rebanho.
O uso de brincos e chapas metálicas é bastante utilizado por ser de baixo custo, e pode ser...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Maria
  • maria
  • Maria.
  • Maria
  • Maria
  • maria
  • Maria
  • Maria

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!