Marcha para o Oeste

Páginas: 6 (1286 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2013






















SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 3
A MARCHA PARA O OESTE 4
EXPEDIÇÃO RONCADOR-XINGU: CONQUISTA E DESBRAVAMENTO 5
PARQUE NACIONAL DO XINGU 6
CONCLUSÃO 9
BIBLIOGRAFIA 10


















INTRODUÇÃO
Sendo considerada a maior aventura do século XX, Marcha para o Oeste foi um projeto dirigido no governo do presidente Getúlio Vargas, noperíodo conhecido como Estado Novo. Nessa época a maioria da população não conhecia a região central brasileira, isso gerava certo preconceito com esse território.
A Expedição Roncador-Xingu foi como o “ponta pé” inicial da Marcha e tinha como objetivo a integração do Centro-Oeste brasileiro com o restante do país.
A filosofia de Marechal Rondon deu origem à face pacifista da ExpediçãoRoncador-Xingu: “Morrer se preciso for matar nunca”. A Marcha para o Oeste era até então vista como um projeto militar, mas com a liderança dos irmãos Villas Bôas essa visão foi mudada totalmente. Como consequência desse lado pacífico, hoje existe o Parque Indígena do Xingu, onde são preservadas diversas etnias de povos que até aquela época não existiam para o governo.A MARCHA PARA O OESTE

O presidente Getúlio Vargas, lançava na véspera de 1938, o projeto “Marcha para o Oeste”, que tinha como objetivo ocupar e desenvolver o interior brasileiro. Para Vargas a Marcha incorporou “o verdadeiro sentido de brasilidade”. Nessa época o interior do Brasil não era muito povoado, o país tinha prosperado quase que totalmente na região litorânea. Mais de 90% dapopulação ocupava aproximadamente um terço do território nacional, enquanto regiões como o Norte e Centro-Oeste permaneciam praticamente desertas. Isso levou muitos índios a fugirem para o Brasil, mas segundo o governo essa situação estava com os dias contados.
O Brasil Central era até a segunda metade do século XX, continuava a ser uma área desconhecida para a maioria dos brasileiros. Essa região eracarregada de mitos, em razão do território pouco desbravado e hostil. O pouco que se conhecia dessa região viam desses mitos contados por bandeirantes, histórias sobre índios canibais, montanhas de ouro e diamante e feras selvagens. Sendo assim o objetivo principal da Marcha, era quebrar os desiquilíbrios de densidade demográfica no país. Além desse objetivo a ocupação também visava:
Políticademográfica de incentivo à migração;
Criação de colônias agrícolas;
Construção de estradas;
Reforma Agrária;
Incentivo à produção agropecuária de sustentação.
A ocupação do Centro-Oeste brasileiro era vista como uma etapa preliminar da ocupação da região amazônica.

EXPEDIÇÃO RONCADOR-XINGU: CONQUISTA E DESBRAVAMENTO

O Brasil-Central era cercado de fábulas misteriosas e para a conquistadesse território deu-se início a Expedição Roncador-Xingu. A frente dessa grande expedição estavam os irmãos Villas Bôas: Leonardo, Cláudio e Orlando. No início dos anos de 1940 a única barreira que impedia esse processo “civilizatório” era o Rio Araguaia e seus afluentes. Essas margens escondiam dezenas de povos dessa região vasta e desocupada. Essa região, apesar disso, era considerada como um“vazio demográfico que precisava ser ocupado” despertando o interesse de autoridades internacionais, além de garimpeiros, fazendeiros, políticos e, em especial, tirava o sono dos militares brasileiros.
Nessa época também ocorria o estopim da Segunda Grande Guerra, que teve como uma das razões disputas territoriais. Simplificando países desenvolvidos tinham direito de ocupar áreas pouco exploradas denações subdesenvolvidas. Com isso o Centro-Oeste nacional era um excelente alvo de cobiça de outros países.
Isso fez com que o então presidente, Getúlio Vargas, fez um longo sobrevoo na região do Araguaia, a convite do então governador de Goiás, Pedro Ludovico. Ao ver uma vastidão de florestas cortadas por rios imensos, concluiu abismado: “É o branco do Brasil Central”. Para mudar essa...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Marcha para o oeste
  • Marcha Para o Oeste
  • Marcha para oeste
  • Marcha para o oeste
  • Marcha para o Oeste
  • Marcha Para o Oeste
  • A marcha para o oeste americana
  • Marcha

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!