Marcha para o oeste

Páginas: 4 (826 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2014
Marcha para o Oeste.
No século XIX, os norte-americanos acreditavam que haviam sido escolhidos por Deus para liderarem o mundo e nada, nem ninguém, poderia impedi-los. Essa crença ficou conhecidacomo a Doutrina do Destino Manifesto. Essa doutrina foi a razão ideológica que moveu os americanos, no século XIX, a expandirem seu território na direção oeste.
No início do século XIX, após oprocesso de independência e da aprovação da Constituição que oficializava os EUA como um país, o presidente George Washington começou a incentivar a colonização das terras que estavam na faixa oeste do país,com a intenção de obter vantagens econômicas e políticas através da expansão territorial, a chamada Marcha para o Oeste.
Para atrair o interesse das pessoas, o governo americano passou a oferecerterras a preços baixíssimos. Assim, uma onda de imigrantes, principalmente irlandeses, alemães e ingleses, se aventurou a explorar o interior do continente americano. Para ampliar ainda mais suaexpansão territorial, os EUA se apossaram de grandes porções territoriais, seja por meio de acordos diplomáticos ou através da guerra.
A região chamada de Louisiana foi comprada da França por 5 milhões dedólares; além disso, a Flórida também foi adquirida pelo valor de 15 milhões, pagos à Espanha. Por meios diplomáticos, os norte-americanos adquiriram a região de Oregon, cedida pela Inglaterra. Em 1846os mexicanos entraram em guerra com os norte-americanos devido à anexação, por parte dos EUA, do Texas, região pertencente ao México. Essa guerra resultou na derrota dos mexicanos, assim, o México foiobrigado a ceder metade de seu antigo território aos EUA.

*Mecanismos de Conquista.
- Compra de Territórios
Pelo Tratado de Versalhes, 1783, firmado com a Inglaterra, o território dos EstadosUnidos abrangia da Costa do Atlântico até o Mississipi. No século XIX, essa realidade se altera consideravelmente. Em direção ao Oeste aparece o território da Louisiana, colônia francesa, que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Marcha para o oeste
  • Marcha Para o Oeste
  • Marcha para oeste
  • Marcha para o Oeste
  • Marcha para o Oeste
  • Marcha Para o Oeste
  • A marcha para o oeste americana
  • Marcha

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!