Marcha Para o Oeste

Páginas: 7 (1669 palavras) Publicado: 28 de julho de 2015

Universidade de Cuiabá
Arquitetura Brasileira
FAU – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo







MARCHA PARA O OESTE







APOLYELSON PONCE DE LIMA
ROSA PIRES DE MORAES CARRION















Cuiabá – MT
Dezembro / 2014
APOLYELSON PONCE DE LIMA
ROSA PIRES DE MORAES CARRION




MARCHA PARA O OESTE




Trabalho apresentado á Universidade de Cuiabá- UNIC, para obtenção de nota oficial dadisciplina de Arquitetura Brasileira. Professora Vera Regina.

























Cuiabá - MT
2014/2
SUMÁRIO

1 – Introdução......................................................................................................4

2 - Marcha para o Oeste..................................................................................5, 6

3 - A Expedição Roncador – Xingu.............................................................7, 8, 9

4 - A Marcha para o Oeste e os Índios..........................................................9, 10

5 – Considerações Finais..................................................................................11

6 – Referências Bibliográficas...........................................................................12















4
INTRODUÇÃO

Índios quecomiam gente, riquezas em ouro e diamante, criaturas selvagens. Essas e outras lendas herdadas dos bandeirantes eram praticamente tudo o que se conhecia sobre o interior do Brasil há 60 anos. No início da década de 40, no governo de Getúlio Vargas, a maioria da população brasileira estava concentrada no litoral e preconceituou o interior do próprio país como algo exótico. A região não passava deuma enorme e inexplorada mancha na geografia brasileira.
Através deste trabalho explicaremos melhor o que foi a expedição Marcha para o Oeste, de que maneira esse movimento modificou a história do nosso país.














5
MARCHA PARA O OESTE
Foi um movimento criado pelo governo de Getúlio Vargas, com o intuito de promover a ocupação dos vazios demográficos por meio de absorção dos excedentespopulacionais que faziam pressão no Centro-Sul do país, encaminhando-os para áreas que produziam matérias-primas e gêneros alimentícios a baixo custo para subsidiar a implantação da industrialização no sudeste. O objetivo fundamental do programa era quebrar os desequilíbrios existentes entre as diversas regiões do Brasil. Para que desse certo, era necessário à criação de uma base de apoio nosestados periféricos, como Goiás, Mato Grosso e Paraná, que ficariam encarregados pela produção de alimentos e de matérias-primas capazes de abastecer o novo pólo industrial do sudeste. A ocupação do Centro-Oeste visava também a ser uma etapa preliminar à ocupação da Amazônia.

Figura 01 – Mapa da expedição da Marcha para o Oeste.
6
A ocupação do centro-oeste visava também a ser uma etapa preliminar àocupação da Amazônia. Em Goiás foi instalada a primeira colônia agrícola, em 1941, na cidade de Ceres, a Colónia Agrícola Nacional de Goiás (CANG).
Os Objetivos da Macha Para o Oeste eram basicamente:
Política demográfica de incentivo à migração; Criação de colônias agrícolas; Construção de estradas; Reforma Agrária; Incentivo à produção agropecuária de sustentação.


Figura 02 - Cartaz da décadade 1930 incentivando a população brasileira a se mudar para a recém-fundada capital do estado de Goiás, Goiânia.

Em boa parte, tal sonho progressista se concretizou. Transcorrida por cerca de quarenta anos, a Marcha Para o Oeste fundou cerca de 40 vilas e cidades, construiu 19 campos de pouso, contatou mais de cinco mil índios e percorreu 1,5 mil quilômetros de picadas abertas e rios.


Figura03 - Abertura de picada da base de Aragarças e Xavantina – Marcha para o Oeste.
7
A EXPEDIÇÃO RONCADOR – XINGU
Foi planejada para conquistar o coração deste Brasil lendário e misterioso. Iniciada em 1943, o movimento que introduziu o Brasil-Central no mapa e desvendou o sul da Amazônia e travou contato com diversas etnias indígenas ainda desconhecidas. Conhecida por ser um marco que entrou para...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Marcha para o oeste
  • Marcha para oeste
  • Marcha para o oeste
  • Marcha para o Oeste
  • Marcha para o Oeste
  • Marcha Para o Oeste
  • A marcha para o oeste americana
  • Marcha

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!